Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer fazer as frutas amadurecerem mais rápido? Veja os melhores truques!
Guia Culinário 15/03/2019

Quer fazer as frutas amadurecerem mais rápido? Veja os melhores truques!

Nos dias quentes, muito característicos do verão, é bem comum sofrermos com o amadurecimento acelerado de frutas, verduras e legumes – o que faz com que muita coisa estrague mais rápido e infelizmente tenha que ir para o lixo. Mas há também situações inversas, nas quais o desejado é que o alimento deixe logo de ficar verde para que possamos comê-lo ou usá-lo em um receita. Se você está passando por esse problema veio ao lugar certo, porque nós separamos os truques para fazer a fruta amadurecer mais rápido que o seu ciclo natural. Dá uma olhada:

Nem toda fruta amadurece fora do pé

Antes de mais nada é bom frisar que apenas as frutas climatéricas amadurecem após a colheita, isto é, fora do pé. Entre as não-climatéricas temos uva, laranja e morango, o que significa que, se você comprou alguma delas ainda verde, não adianta esperar que elas só vão estragar, e não amadurecer. Já entre as climatéricas – que podem sim ser compradas antes de estarem maduras – temos: banana, maçã, abacate, pêssego, manga, maracujá, mamão e pera. E é em relação a algumas delas que vamos explicar como agilizar o seu processo de maturação.

Maçã e banana amadurecem mais rápido se ficarem em um saco de papel fechado

Você sabia que ao colocarmos as frutas próximas umas das outras elas amadurecem mais rápido? Isso porque elas liberam gás etileno, que o responsável pela sua maturação – e por isso quanto maior a sua quantidade mais rápido elas vão ficar maduras. Mas além de optar pela boa e velha fruteira o truque é colocá-las em um saco de papel e amarrá-lo bem. Aí é só abrir com alguma frequência para ver o quanto elas já amadureceram e tirar de lá quando elas estiverem no ponto que você quiser.

Essa dica funciona muito bem não apenas para maçãs, como também com bananas. Inclusive, essa segunda é considerada uma campeã quando é assunto é frutas climatéricas, já que é uma das que amadurece mais rápido. É bom lembrar que algumas receitas pedem que ela esteja bem madura, já que isso a torna mais adocicada, e por isso o truque do saco funciona tão bem. Mas atenção: use saco de papel mesmo, e não plástico, pois esse vai ter o efeito contrário, impedindo que elas amadureçam rápido.

Abacate cortado precisa receber suco de limão

Embora o truque do saco também funcione para o abacate, o método pode ser ineficiente caso a fruta já tenha sido cortada ao meio. Afinal, nem todo mundo sabe identificar quando ela já está pronta para consumo, e por isso cometem o erro de abri-la antes do ponto. Nesse caso, o truque é colocar um pouco de suco de limão em sua polpa, para evitar a sua oxidação, e fechá-lo de novo. Para isso, envolva o abacate em plástico filme e o coloque na geladeira, para evitar que ele apodreça ao invés de amadurecer.

Manga deve ser colocada no arroz ou no milho

Mais uma vez temos o truque do saco, mas no caso da manga há outro um tanto inusitado que também funciona muito bem: colocar a fruta no arroz ou no milho. Isso porque esses cereais vão impedir que o etileno se disperse, fazendo com que a fruta amadureça mais rápido que o esperado.

Pera pode ser envolta em jornal e colocada em um local aquecido

Por fim, temos um truque que pode ser usado em alternativa ao do saco, e que funciona para as frutas de uma forma geral, especialmente a pera, que demora mais para amadurecer. A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.

Produtos relacionados