Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comer amendoim faz mal? Entenda por que é preciso consumi-lo com parcimônia
Guia Culinário 15/07/2019

Comer amendoim faz mal? Entenda por que é preciso consumi-lo com parcimônia

O amendoim vem sendo incorporado cada vez mais no cardápio dos brasileiros, seja na sua forma torrada, cozida ou em pasta. Embora ele proporcione uma série de benefícios ao organismo – com alto índice de ácidos graxos, proteína vegetal, vitaminas e fibras -, seu consumo frequente pode acarretar em riscos para a saúde. Abaixo, nós contamos quais são!

Amendoins podem conter a substância aflatoxina

Você já ouviu falar na aflatoxina? Essa substância de nome complicado é uma das principais razões para a contraindicação do consumo exacerbado do amendoim. A sua presença no alimento se deve pela forma como o amendoim é plantado: por ficar por muito tempo embaixo da terra, a umidade pode causar o aparecimento dos fungos no alimento, o que acarreta no desenvolvimento da aflatoxina, que é tóxica para homens e animais. A boa notícia é que a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e derivados) desenvolveu o selo “Pró-Amendoim”, que indicam que o produto está livre da aflatoxina. Portanto, sempre que for às compras, procure por esse selo!

Alimento contém alto potencial alergênico

Outro ponto negativo do amendoim é que muitas pessoas são alérgicas ao alimento. O pior é que elas podem nem saber disso ainda! Isso se deve ao alto potencial alergênico que ele apresenta. O problema é que muitas vezes as reações alérgicas podem não ocorrer de imediato, o que dificulta a sua associação aos sintomas e o descobrimento do problema. O que se sabe é que o seu consumo frequente pode deixar o organismo “inflamado” e causar diferentes reações, que variam de pessoa para a pessoa e podem ir desde sintomas respiratórios até enxaqueca e resistência à insulina.

Pode causar o aparecimento de espinhas

Para as pessoas que já têm tendência a pele oleosa, o amendoim pode ser um inimigo. Isso porque ele faz parte da categoria de alimentos que pode aumentar a produção de óleo no corpo. Com isso, causar o aparecimento da acne e aumenta a oleosidade dos cabelos. Fique de olho! Se você está se perguntando o quanto pode consumir desse alimento sem medo, saiba que o indicado por nutricionistas é de 30 g por dia, o equivalente a 142 calorias em lanches.