Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cabelos brancos? Veja os alimentos que retardam o envelhecimento dos fios
Guia Culinário 19/01/2016

Cabelos brancos? Veja os alimentos que retardam o envelhecimento dos fios

O primeiro fio de cabelo branco é, seja para homens como para mulheres, um momento de transformação: o tempo está passando… Contudo, será que é só essa a questão? Além do passar natural dos anos, o branqueamento capilar também pode ter razões alimentares. Pois é, alguns alimentos possuem nutrientes que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce do nosso cabelo. Saiba mais!

A beleza dos cabelos não depende apenas do corte e da coloração. O brilho, a força e o volume dos fio fazem toda a diferença visível aos olhos. O que poucos sabem é que isso depende diretamente da circulação, crescimento e desenvolvimento do couro cabeludo, processos que carecem de determinados grupos de nutrientes que devem fazer parte da nossa alimentação. A pigmentação dos fios também varia de acordo com esses elementos que circulam no nosso organismo, como explica a nutricionista Lidiane Gomes:

“Os cabelos ficam brancos porque os melanócitos, células presentes na raiz capilar, perdem a capacidade em produzir melanina e o nome dado a essa despigmentação é a canície. Uma dieta desequilibrada promove o estresse oxidativo e ajudam na ação dos radicais livres, causadores dessa despigmentação. É preciso investigar e detectar possível deficiência nutricional, com objetivo de regularizar o bom funcionamento do organismo”.

Além da carência de alguns nutrientes, existem outros fatores que favorecem o surgimento de fios brancos antes da hora, como o consumo excessivo de sal ou alimentos ricos em sódio e o estresse diário. Para evitar esses pequenos incômodos e manter a autoestima lá em cima, basta zelar para ter uma saúde equilibrada, o que inclui evitar todo tipo de excessos. “O que precisamos ter em mente é que uma alimentação saudável permite que vivamos por longo tempo”, aconselha a especialista.

Nutrientes que combatem o envelhecimento precoce dos cabelos

Os nutrientes que cuidam diretamente da saúde e jovialidade dos cabelos são encontrados em alimentos comuns e muito acessíveis. Vale a pena incluir várias porções deles em nossa rotina alimentar, os benefícios vão muito além da estética. Para isso, listamos alguns alimentos que são fonte das tais substância:

Vitamina A – Cenoura, queijo minas, leite, ovo, batata doce, couve-manteiga e tomate.

Ferro – Espinafre, fígado bovino, carne bovina, tofu e feijão.

Silício – Aveia, soja, vagem, pepino e amendoim.

Ômega 3 – Salmão, sardinha e atum.

Vitamina C – Laranja, acerola, kiwi, morango, melancia e abacaxi.

Zinco – Castanha do Pará, pimentão e beterraba.

Cobre – Arroz integral, cacau em pó, cogumelos, lentilha e rabanete.