Passo a passo: 7 dicas para reduzir o consumo de sal no dia a dia

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Evitar aquela "pitadinha de sal" a mais em sua alimentação diária é um grande serviço à saúde. Contudo, todos nós sabemos a importância desse temperinho em nossas refeições diárias! Por isso, apresentamos para você algumas dicas inteligentes para diminuir o consumo de sal sem, necessariamente, deixar de degustar o melhor da iguaria. Veja!
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Dizer que precisamos moderar o consumo de sal em nossa alimentação diária é fácil. Agora, como podemos fazer isso da melhor forma é a grande questão. Apesar da necessidade de manter o equilíbrio no consumo desse tempero, por nossas tradições culturais gastronômicas, o uso do ingrediente é praticamente indispensável na composição de qualquer prato ou receita. Por isso, o Conquiste Sua Vida traz algumas opções importantes para, no mínimo, evitar o exagero. Veja!

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com hipertensão arterial sistêmica, principal fator de risco que contribui com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, o consumo excessivo de sal, é considerado um dos principais responsáveis por isso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão diária do alimento seja de apenas 5 gramas, o que representa 2.000 miligramas de sódio. No entanto, o consumo médio do brasileiro ainda é de 12 gramas por dia.

Para diminuir o consumo de sal no dia a dia, algumas atitudes simples podem ser adotadas, como explica a nutricionista Márcia Gowdak, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão. "Saber os mitos e verdades do sal, ler os rótulos dos alimentos e conhecer a quantidade de sódio presente naturalmente nos alimentos ajuda a reduzir a quantidade que você consome. Estudos apontam que até 1/4 de todo o sal que uma pessoa consome no dia é adicionado à comida durante o preparo", enfatiza a especialista.

Para ajudar a atingir esse ideal de consumo do sal, as indústrias assinaram um acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), criando metas de redução de sódio. "As indústrias vêm cumprindo um papel importante para ajudar a população a diminuir a quantidade de sódio que consome. Algumas opções de temperos e caldos, por exemplo, podem ser encontradas com até 5% menos sódio nas versões regulares e de 25% a 30% menos sódio em linhas especiais", ressalta Gowdak, apresentado algumas dicas simples para diminuir o consumo de sal. Confira!

Veja maneiras para diminuir o consumo de sal

1 – Retire o saleiro da mesa. Manter o sal longe da vista e do alcance ajuda a reduzir a vontade de acrescentar sódio à comida.

2 – Experimente a comida antes de colocar mais tempero à preparação. Muitas pessoas acabam acrescentando o sal antes de provar se o prato está saboroso. Isso acontece de forma automática ou por hábito.

3 – Peça comida com menos sal. Quando for comer em restaurantes, solicite que a sua comida seja feita menos salgada.

4 – Cuidado com os alimentos com alto teor de sódio. Bacon, queijos, azeitonas e salame, por exemplo, são alimentos ricos em sal. Prefira incluir no cardápio alimentos como cereais, ovos, frutas, ricota, iogurte e vegetais.

5 – Dê um tempo para seu paladar. As pessoas estão acostumadas com uma quantidade elevada de sal. Ao reduzir, o paladar pode estranhar. Por isso, tente diminuir gradualmente para se acostumar.

6 – Leia os rótulos das embalagens. Isso pode ajudar a escolher os alimentos com menor teor de sódio.

7 – Quando usar temperos em pó ou caldo, não adicione mais sal. Esses produtos já possuem a quantidade suficiente para deixar a comida saborosa, dispensando o uso de mais tempero.

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