Ômega 3 deixa crianças mais inteligentes: Descubra 10 alimentos que são ricos!

<strong>Inteligência e nutrição:</strong> Durante a infância, o consumo de determinados alimentos ajuda na formação intelectual da criança.
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<strong>Inteligência e nutrição:</strong> Durante a infância, o consumo de determinados alimentos ajuda na formação intelectual da criança.
<strong>Inteligência e nutrição:</strong> Durante a infância, o consumo de determinados alimentos ajuda na formação intelectual da criança.

A saúde do cérebro humano, principalmente nos primeiros anos de vida, se desenvolve melhor quando segue os mandamentos de uma alimentação saudável e nutritiva. O que as crianças comem diariamente afetam as suas habilidades cognitivas, aprendizagem, exploração e desenvolvimento do senso criativo, tornando-as mais ou menos propensas a solucionar problemas ou simples questões do dia a dia. Por isso, para que seu filho tenha aumentada essa capacidade, alguns grupos alimentares são determinantes para essa formação intelectual.

De acordo com a nutricionista Duane Braga, os alimentos ricos em ômega 3, muito encontrado em peixes, por exemplo, auxiliam em todas as funções cognitivas, agindo como um imunomodulador e antioxidante da membrana cerebral, através da grande quantidade de DHA (Acidi docosa hexanoico), ácido graxo encontrado nessa substância. "Crianças em idade escolar, por exemplo, devem sempre manter o ômega 3 no cardápio. Através de uma alimentação que contenha alimentos fonte em DHA, que você encontra em peixes de águas frias, como sardinha, atum, salmão e bacalhau, a criança terá aumentadas suas funções cognitivas, de memória, aprendizado e fala, por exemplo", disse a profissional.

Alimentação para bebês e mamães


Contudo, essa alimentação infantil só deve começar a partir dos dois anos de idade. Segundo Duane, até essa fase, as mães devem nutrir seus filhos apenas com leite materno. Nesse período de amamentação, de acordo com a especialista, os alimentos que a mãe ingere diariamente também são muito importantes para o processo cerebral dos bebês. "Bebês devem se alimentar essencialmente do leite materno até os 6 meses e apenas após os dois anos que pode passar a incorporar outros alimentos. Para lactentes (bebes em amamentação) é crucial que a mãe se alimente com alimentos adequados, como nozes, chia, linhaça, óleo de soja e canola, atingindo uma quantidade de 1 g por dia do ômega 3. Assim esse composto ira passar para o bebe através do leite materno", destacou.

10 alimentos para deixar seu filho mais inteligente


Ovos: Ajudam a manter a concentração. Os ovos orgânicos contêm, além de proteínas, nutrientes como colina, ômega-3, zinco e luteína que satisfazem e ajudam a manter o foco durante algumas horas do dia. É interessante prepará-los com grãos ou no pão.

Iogurte: Mantém a comunicação entre os neurônios. A proteína do leite e do iogurte comum fazem bem ao cérebro, mas a gordura do iogurte grego faz um bem melhor ainda, pois contém uma quantidade maior do nutriente. Ele ajuda a manter a membrana cerebral flexível e facilita a comunicação entre os neurônios, que possuem a função de receber e enviar informações.

Espinafre: Favorece a saúde do cérebro e evita demências futuras. O espinafre atua como antioxidante e possui nutrientes que favorecem o surgimento de novas células cerebrais. Esta função faz com que o cérebro s mantenha saudável e jovem.

Couve-flor roxa: Melhora o humor. A couve-flor roxa possui diversas vitaminas (principalmente a B6) essenciais para o cérebro. Seus nutrientes regulam o humor, favorecem a memória e a atenção.

Peixe: Maior fonte de ômega-3, os peixes, aqueles mais gordos principalmente, oferecem uma boa quantidade de ômega-3, essencial para prevenir a perda de memória e o desenvolvimento cognitivo.

Carne sem gordura: Opte por uma carne mais limpa de gordura durante as refeições para melhorar as funções cerebrais de seu filho. A gordura animal pode prejudicar o bom desempenho do cérebro, tornando-o menos desenvolvido e "preguiçoso"

Nozes e grãos: As nozes, castanhas e grãos, são ricas em proteínas, ácidos graxos essenciais, e vitaminas que melhoram o humor e mantém o sistema nervoso saudável. As crianças conseguem manter a memória indelével quando se sentem felizes.

Aveia: Um estudo comprovou que as crianças que se alimentavam com aveia mantiveram melhor desempenho e memória quando comparadas com crianças que se alimentavam de cerais açucarados e alimentos doces no café da manhã. Elas se mantinham mais focadas e com uma memória melhor. Para potencializar ainda mais seus efeitos sirva a aveia com mel e canela. A canela é uma especiaria que protege as células cerebrais.

Maçãs: As maçãs são bem adocicadas e podem satisfazer o gosto das crianças. Elas também auxiliam na recuperação da energia e protege o sistema cognitivo.

Cúrcuma: A cúrcuma ou açafrão, como é conhecida no Brasil, é uma especiaria que combina bem com quase todo tipo de alimento. Esta raiz favorece o aumento do cérebro e a sua função de armazenar conhecimento. Use-a em carnes, sucos e sopas.

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