Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Brigadeiro fit: 3 receitas de brigadeiro de legumes
Guia Culinário 07/10/2021

Brigadeiro fit: 3 receitas de brigadeiro de legumes

Apostar em sobremesas saudáveis é uma ótima maneira de matar a vontade de comer doce no dia a dia. A boa notícia é que dá para fazer diferentes combinações com cacau, mel e ingredientes naturais que ficam deliciosas! Você sabia, por exemplo, que existem versões de brigadeiro saudável feitas com legumes e óleos naturais? Isso mesmo! Esse docinho tradicional de festa pode ser preparado de uma forma menos calórica, basta usar a criatividade. Confira 3 receitas de brigadeiro fitness feitas com vegetais supernutritivos – inhame, cenoura e beterraba. Fica de dar água na boca!

1. Brigadeiro de inhame

Por ser um tubérculo de consistência mais firme e seca, o inhame precisa ser misturado com uma quantidade maior de leite ou óleo de coco para ficar no ponto certo de brigadeiro. Ele tem um sabor mais neutro e, quando combinado com o cacau em pó, resulta em uma sobremesa deliciosa!

A melhor parte é que o inhame também é fonte de vários nutrientes importantes: fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e antioxidantes que fortalecem a imunidade. Vale a pena experimentar essa receita de brigadeiro fit!

Ingredientes

– 200 g de inhame orgânico Taeq

– 130 ml de leite de coco Taeq

– 1 colher de sopa de óleo de coco Taeq

– 1 colher de chá de extrato de baunilha

– 2 colheres de sopa de cacau em pó

– 3 colheres de sopa de açúcar de coco Taeq

– 90 g de chocolate meio amargo picado (opcional)

– Coco ralado a gosto

Para começar, descasque o inhame e corte-o em pedaços menores. Transfira para uma panela com água e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos (ou até o inhame ficar molinho). Em seguida, escorra a água e deixe esfriar.

Transfira os pedaços de inhame para um mixer ou liquidificador, adicione o leite de coco, o óleo de coco, o extrato de baunilha, 1 colher de sopa de cacau e bata por 1 minuto.

Transfira a mistura para uma panela, adicione mais uma colher de sopa de cacau, o açúcar de coco e o chocolate meio amargo (opcional). Deixe no fogo médio por cerca de 30 minutos, sem parar de mexer. Espere atingir o ponto de brigadeiro e prontinho!

Você pode comer essa receita como um brigadeiro de colher fit bem saboroso. Mas, se desejar, espere o brigadeiro esfriar, faça bolinhas com as mãos e passe no coco ralado. Assim, você prepara um docinho de festa bem bonito e nutritivo!

2. Brigadeiro de cenoura

Você sabia que dá para fazer uma receita de brigadeiro de cenoura bem docinha e ao mesmo tempo saudável? Em vez de usar o leite condensado, a nossa dica é apostar na combinação de leite com amido de milho (que cria uma consistência mais grossa) e um açúcar natural, como o demerara ou o de coco, para deixar o doce bem saboroso.

A cenoura, como outras raízes, se destacar por ser fonte de vitaminas A, do complexo B, fibras, ferro, cálcio, potássio e polifenóis (como o betacaroteno) que fortalecem a imunidade, os sistemas digestivo, nervoso e cardiovascular. Por isso, vale super a pena experimentar receitas salgadas e doces com esse vegetal!

Ingredientes

– 250 ml de leite longa vida zero lactose Taeq

– 2 colheres de sopa de amido de milho

– 1 cenoura média Taeq

– 6 colheres de sopa de açúcar demerara Taeq

– 1 colher de sopa de manteiga (preferencialmente ghee)

– Açúcar demerara Taeq a gosto para enrolar os brigadeiros

Primeiro, lave e rale a cenoura sem tirar a casca. Em um liquidificador ou mixer, coloque o leite, o amido de milho, a cenoura já ralada e o açúcar. Bata tudo até ficar homogêneo.

Em uma panela, coloque a manteiga e despeje a mistura do liquidificador. Mexa no fogo médio por alguns minutos, até ficar na consistência de brigadeiro. Depois, deixe esfriar, faça bolinhas com as mãos e passe no açúcar demerara. Fica bem saboroso!

3. Brigadeiro de beterraba

Se a ideia é fazer uma receita de brigadeiro saudável com um gostinho mais exótico, uma excelente dica é recorrer à beterraba – vegetal rico em fibras, ferro e compostos antioxidantes que ajudam a turbinar o sistema de defesa do corpo.

No entanto, por ter um sabor mais amargo, a beterraba precisa ser incrementada com ingredientes mais adocicados. Por isso, a nossa sugestão é fazer uma receita de leite condensado caseiro para que o resultado fique perfeito. Confira o nosso passo a passo:

Ingredientes

– 200 g de leite em pó desnatado

– ½ xícara de açúcar demerara Taeq

– ¾ de xícara de água quente

– 2 colheres de óleo de coco sem sabor Taeq

– 3 beterrabas orgânicas Taeq

– 1 pau de canela

– 2 colheres de sopa de manteiga (preferencialmente ghee)

– Coco ralado a gosto

Para começar, você deve preparar o leite condensado caseiro: em um mixer ou liquidificador, coloque o leite em pó, o açúcar, a água quente e o óleo de coco. Bata por alguns minutos, até formar uma mistura homogênea e reserve.

Descasque as beterrabas, corte-as em rodelas e transfira-as para uma panela com água. Adicione o pau de canela (para dar um gostinho especial) e deixe a água ferver. Apague apenas quando as beterrabas estiverem macias.

Bata as beterrabas já cozidas no liquidificador, mixer ou processador. Em uma panela, derreta a manteiga, adicione o leite condensado caseiro e a beterraba. Misture no fogo médio/baixo até engrossar, formando a consistência de brigadeiro.

Para finalizar, espere o brigadeiro de beterraba esfriar (você pode deixar por alguns minutos na geladeira) e, então, faça bolinhas com as mãos. Passe no coco ralado e prontinho! Esse é um tipo de doce fit que pode ser servido em eventos e festas de aniversário.

Bônus: brigadeiro de chuchu também fica delicioso

Outro brigadeiro de legumes que faz bastante sucesso, sendo bem nutritivo e saboroso, é o brigadeiro de chuchu – que pode ser feito com cacau, óleo de coco e chocolate em barra 70% cacau. Essa versão é uma das preferidas do público fit, pois além de ser bem docinha fornece vários nutrientes importantes para a saúde. Para inovar sempre no cardápio, a nossa dica é buscar incluir ao máximo legumes e frutas no preparo de sobremesas no dia a dia.