Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 motivos para utilizar o óleo de coco na sua alimentação
Guia Culinário 30/08/2017

6 motivos para utilizar o óleo de coco na sua alimentação

O Óleo de coco é saudável, versátil e extremamente nutritivo! Não é à toa que se tornou um alimento coringa para nossa alimentação, podendo fazer parte de diversas preparações, sejam elas doces ou salgadas. Descubra 6 motivos para utilizar esse alimento no seu plano alimentar saudável e quais são os benefícios que o óleo de coco pode trazer para nossa saúde.

Açúcar, manteiga, farinha, óleo… Os alimentos oriundos do coco estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Essa presença tão frequente, principalmente do óleo de coco, se dá por ele ser composto por ácidos graxos de cadeia média, os AGCM, substâncias que são absorvidas rapidamente pelo intestino e transformadas em energia para o nosso corpo, sem aumentar os níveis de colesterol no sangue, como explica a nutricionista Carine Rodrigues:

“O óleo de coco é extraído a frio a partir da massa do coco, sendo classificado como gordura saturada, porém as pesquisas apontam que o óleo de coco tem benefícios para a saúde cardiovascular, reduzindo os níveis do colesterol ruim, o LDL”, explica a profissional.

6 motivos para utilizar o óleo de coco na sua alimentação saudável

1 – Versatilidade: O óleo de coco, além de ser saudável, cai bem em qualquer preparação, como mostra a nutricionista: “Pode ser utilizado de diversas formas, seja em temperos para saladas, em molhos, no preparo de doces, bolos, tortas, pães, sopas, em receitas culinárias em geral”, indica a profissional.

2 – Contribui para um emagrecimento saudável: Em meio a tantos mitos e verdades sobre o óleo de coco, o consumo do óleo não faz perder peso, ele apenas contribui com essa prática, já que ajuda a proporcionar saciedade. Além disso, o alimento também ajuda a acelerar o metabolismo, que está associado à queima de gordura.

3 – Previne gripes e resfriados: Nos dias mais frios do ano, nosso sistema imunológico é quem sofre. Por isso, o óleo de coco também pode ajudar, já que possui efeito anti-inflamatório e é rico em vitaminas A, E e K, poderosos antioxidantes que diminuem os riscos de doenças crônicas.

4 – Combate a prisão de ventre: Para as pessoas que sofrem com a constipação ou a prisão de ventre, o óleo de coco, por ser uma gordura boa, auxilia na digestão dos alimentos e facilita a passagem dos mesmos pelo sistema digestivo.

5 – Substitui o óleo na cozinha: O simples arroz e feijão, geralmente preparados com óleo de girassol, canola ou soja, podem ser feitos com óleo de coco, sem alterar o paladar do alimento e ainda acrescentar benefícios à refeição que se torna ainda mais nutritivo.

6 – Fornece energia instantânea: Acordou com preguiça de praticar as atividades físicas? Experimente acrescentar o óleo de coco na sua refeição! O alimento é fonte de energia rápida, gerando disposição para as atividades cotidianas.