Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Betacaroteno: para que serve esse nutriente presente em alimentos amarelados
Guia Culinário 16/03/2020

Betacaroteno: para que serve esse nutriente presente em alimentos amarelados

Muitos especialistas afirmam que a melhor maneira de preparar a pele para o verão é investindo em alimentos amarelados (ou mesmo alaranjados). Se você já ouviu essa recomendação, saiba que a justificativa está no betacaroteno (ou beta-carotene, seu nome científico), um poderoso antioxidante que ajuda a proteger as células dos radicais livres e está muito presente em frutas, legumes e vegetais de coloração amarelada. Quer saber mais sobre esse nutriente? Confira a matéria!

Betacaroteno ajuda a proteger a pele dos raios UV

Extremamente rico em vitamina A – nutriente fundamental para a saúde dos tecidos -, o betacaroteno atua diretamente na produção de melanina (pigmento que ajuda a proteger a pele dos raios ultravioletas). Ele, inclusive, é o grande responsável por desenvolver aquele bronzeado natural que muitas pessoas desejam! E, por ser um agente antioxidante, ajudar a retardar o envelhecimento cutâneo, fazendo com que a pele fique mais bonita e saudável.

Antioxidante também ajuda a fortalecer os ossos

Ter uma alimentação rica em betacaroteno – e consumir alimentos amarelados como cenoura, manga, pêssego, abóbora, damasco, mamão, tangerina e melão -, pode ser essencial para manter a saúde da massa óssea. Afinal, o betacaroteno estimula a produção de uma das principais proteínas capazes de fortalecer os ossos, o colágeno.

Betacaroteno é um grande aliado da saúde dos olhos

Por ser um dos principais precursores de vitamina A, o betacaroteno é um grande aliado da visão! Assim como os alimentos ricos em vitamina C, ele é um dos protagonistas na prevenção da catarata. E com a ajuda do retinol (vitamina A), o betacaroteno mantém a os olhos livres da cegueira noturna e bem lubrificados.

Nutriente fortalece o sistema imunológico, aumenta imunidade e facilita a comunicação entre as células

A presença de vitamina A no betacaroteno, junto com a sua ação antioxidante, forma um combo superprotetor do organismo. Enquanto a vitamina A ajuda a melhorar a imunidade do organismo, as substâncias antioxidantes promovem o fortalecimento do sistema imunológico, defendendo o organismo de resfriados, gripes agravadas e os temidos radicais livres que podem causar doenças sérias como o câncer e o Alzheimer.