Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Auriculoterapia: Entenda mais sobre a técnica que pode ajudar na perda de peso
Movimente-se 14/02/2017

Auriculoterapia: Entenda mais sobre a técnica que pode ajudar na perda de peso

Você conhece a auriculoterapia? Criada a partir das técnicas milenares da acupuntura, essa medicina alternativa amplia a grande importância das nossas orelhas para o corpo. Além de, obviamente, aguçar o natural sentido da audição, alguns pontos específicos espalhados pelas orelhas refletem perfeitamente partes do organismo, ajudando assim a prevenir doenças e, até mesmo, ajudar a manter o peso ideal. Conheça mais sobre essa prática chinesa!

A auriculoterapia ou acupuntura auricular, como também chamada, consiste na aplicação de esferas de aço, sementes de mostarda, ouro e prata na região da orelha. Segundo a enfermeira e acupunturista auricular, Tatiane Capelasso, essa é uma técnica antiga que foi se aprimorando com o tempo, junto à evolução humana:

“A auriculoterapia se iniciou há séculos com a história da acupuntura sistêmica, que consistia na aplicação de pedras, ossos e bambu na orelha e em outras partes do corpo. Com a evolução humana, foram sendo produzidos materiais de estímulos corporais e, em 1957, o médico francês Paul Nogier apresentou uma teoria da comparação da anatomia humana com a figura de um feto, fazendo uma analogia entre a área da orelha e as regiões do corpo que eram estimuladas. Estimulando esses pontos, havia a cura de doenças, tanto mentais como físicas, como obesidade, diabetes e estresse”, explica a profissional.

Como a auriculoterapia pode ajudar na perda de peso?

A medicina alternativa consiste no estímulo de determinados pontos que estão diretamente ligados com as questões que levam à obesidade, como por exemplo, a ansiedade, uma das principais causas da doença. Tatiane Capelasso explica que, para ajudar na perda de peso são utilizados até 17 pontos, dentre eles a boca e o intestino grosso:

“A gente seda, harmoniza e tonifica determinados pontos que são necessários, como por exemplo, da região do abdômen, estômago, pontos da ansiedade, de sede, para estimular a pessoa a tomar mais água. Pontos de fome, tonificando para inibir o apetite. Basso, coração e a parte endócrina também são estimulados”, analisa a auriculoterapeuta.

Procedimento – Para isso, o paciente passa por uma avaliação, a primeira sessão é para fazer um histórico do paciente. Perguntas de rotina, dores constantes e buscar o motivo da obesidade e depois dessa avaliação vamos analisar a orelha. “Existem pontos, manchas, se a orelha está avermelhada, por exemplo, tudo isso significa alguma coisa para a acupuntura. E a partir daí vamos ver qual esfera vamos colocar no paciente, geralmente para obesidade são as sementes de mostarda, esferas de cristal e metálicas”, completa a profissional

Quem pode fazer auriculoterapia?

Tatiana Capelasso destaca que qualquer pessoa pode fazer a auriculoterapia, já que a técnica trabalha problemas de coluna, dores de cabeça, diabetes, hipertensão, tabagismo e tendinite. Para os bebê, por exemplo, pode ser utilizado para cólica, refluxo e toda a parte gástrica que ainda está em desenvolvimento, já as crianças, adultos e idosos não têm restrição, ressaltando apenas os cuidados para as gestantes:

“Para as gestantes até o terceiro mês de vida é preciso ter cuidado com os pontos. Por exemplo, eu não colocaria pontos no abdômen, para não prejudicar a gestação. Colocaria no ponto da ansiedade, no intestino grosso. Muitas pessoas não aceitam fazer em gestantes nos primeiros três meses, é preciso ter cuidado e saber fazer”, enfatiza.

Sessões – Segundo a auriculoterapeuta, tudo se inicia com a avaliação e depois com o objetivo e o caso: “Para a obesidade, as sessões variam com o quanto que a pessoa deseja emagrecer. A gente começa com uma sessão semanal, e depois passamos para uma sessão a cada quinze dias. Não adianta fazer uma vez só que não vai funcionar, é um tratamento contínuo”, finaliza Tatiane Capelasso.

* Essas e outras questões referente à medicina alternativa a enfermeira e auriculoterapeura responde em sua página no facebook: Home Nurse Assessoria