
Muitas doenças podem ser tratadas pela acupuntura: dores no pescoço ou na coluna lombar, inflamações nos tendões, bursites, sinusite, fibromialgia, enxaqueca, problemas digestivos e urinários, asma, desesquilÃbrios emocionais, cólicas menstruais fortes, insônia, etc. "As agulhas penetram os locais onde passam os meridianos, que segundo a medicina tradicional chinesa, são canais por onde circulariam a energia vital do corpo" destaca a reumatologista e especialista em acupuntura do Centro de Qualidade de Vida de São Paulo, Tatiana Molinas Hasegawa, explicando as premissas do tratamento:
"O tratamento pode equilibrar as dores e manifestações sistêmicas de origem emocional, restabelecendo o equilÃbrio para as atividades do dia a dia, diminuindo o aparecimento de dores e outras manifestações prejudiciais à saúde tanto fÃsica como emocional do paciente", revela.
Acupuntura é ideal para gestantes
Os benefÃcios, a depender do grau da doença a ser tratada, são logo percebidos e qualquer pessoa pode aderir à técnica, inclusive gestantes. Como a terapia alternativa é excelente para aliviar dores corporais, tÃpicas da gravidez, e que vão piorando ao longo da gestação, além de ajudar com as náuseas e vômitos. "Como a acupuntura equilibra o sistema emocional materno, ela também é benéfica para o feto", enfatiza Tatiana.
Acupuntura também para a estética
A acupuntura também pode ser usada para tratamento de embelezamento e, até mesmo, emagrecimento. Aplicação das agulhas em determinados pontos do corpo melhorara a circulação sanguÃnea, promove o crescimento celular e ajuda a drenar excesso de lÃquidos, além de eliminar gordura, combatendo, por exemplo, a celulite. O funcionamento dessa terapia para o emagrecimento se dá duas formas: eliminando toxinas, lÃquidos e gorduras, e equilÃbrando o estado emocional do indivÃduo. "A acupuntua é útil para combater a ansiedade e a depressão, por exemplo, que podem fazer com que o indivÃduo refugie-se na alimentação", finaliza Tatiana.