Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As propriedades e vantagens do chá branco na sua rotina
Guia Culinário 26/12/2014

As propriedades e vantagens do chá branco na sua rotina

A planta Camelia sinensis dá origem tanto ao chá branco quanto aos chás verde e preto. O branco se diferencia desses outros por ser produzido a partir de folhas mais novas e brotos, a parte mais nobre da planta, que é colhida antes mesmo das flores se abrirem. Outra diferença é que essa planta não passa por nenhum tipo de fermentação, deixando-a com um maior poder antioxidante e menores níveis de cafeína.

As propriedades antioxidantes dessa bebida estão associadas à prevenção de câncer, de doenças cardiovasculares e também contam com uma ação anti-inflamatória e com uma proteção do fígado. Outra substância presente no chá branco é a L-teanina, que age no cérebro estimulando a sensação de relaxamento e bem-estar, melhorando o humor. Apesar de ter menor quantidade de cafeína do que os chás verde e preto, a bebida ainda tem uma ação estimulante que aumenta a disposição e reduz a sonolência e o cansaço.

“Os indivíduos com gastrite ou úlcera, insônia, taquicardia ou arritmia deverão ter cuidado com a ingestão de chá branco por conta da cafeína. Gestantes e lactantes (mulheres que amamentam) devem evitá-lo”, conta a nutricionista Adriana Lucia van-Erven Avila. Ela enfatiza que mesmo quem não tem essas restrições deve tomar cuidado com a quantidade, pois o uso acima do recomendado pode provocar dor de cabeça e taquicardia.

Uso indicado para o chá branco

O indicado por especialistas é consumir de 2 a 3 xícaras desse chá por dia, que corresponde de 320 a 480 ml. Para cada 300 ml de água quente, o ideal é utilizar 3 gramas da folha seca. Depois disso, basta desligar o fogo e deixar o chá em infusão por 5 minutos antes de coar e consumir.

“O uso do chá branco traz vários benefícios, desde que associado a um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada, gerenciamento do estresse, prática regular de atividade física e controle da saúde junto ao médico”, ressalta a nutricionista.