Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As dicas de como tirar o amargo da escarola durante o seu preparo
Guia Culinário 09/03/2021

As dicas de como tirar o amargo da escarola durante o seu preparo

Assim como muitos vegetais verde-escuros, a escarola tem um sabor mais amargo que não costuma agradar a todos. No entanto, é possível amenizar isso com alguns truques na hora do preparo. Por conter alguns fitoquímicos específicos, a escarola possui realmente um gosto mais forte – embora seja altamente nutritiva (rica em fibras, ferro, vitaminas A, do complexo B e C) e superbenéfica para a saúde. Aqui, nós separamos dicas certeiras de como tirar amargo da escarola sem cometer erros. Confira!

Como tirar amargo da escarola?

Para garantir que o sabor da escarola fique mais suave, o mais importante é atentar-se a alguns pontos no preparo – principalmente durante a lavagem. Além disso, existem alguns ingredientes e temperos que podem auxiliar nesse processo.

Corte as folhas, lave-as e deixe-as de molho na água

A principal dica para tirar o amargo da escarola é lavá-la bem na água corrente. Para começar, o ideal é picar bem as folhas – assim, fica mais fácil de tirar as substâncias responsáveis pelo gosto forte. Depois de cortar a escarola, coloque-a em uma bacia, encha de água, agite um pouco com a mão – para mexer as folhas – e escorra em seguida. Repita o procedimento de lavagem mais 2 vezes.

Você vai perceber que a água escoada sai em uma coloração esverdeada – o que significa que o sabor amargo também está sendo eliminado. Caso você queira manter um pouco desse amargor, a nossa dica é parar a lavagem por aí e partir para o preparo da salada (ou outra receita de sua preferência). No entanto, caso o objetivo seja realmente suavizar bem o sabor do vegetal, coloque-o novamente na bacia, encha de água e deixe de molho por 20 minutos. Depois, é só escoar e prontinho!

Use um pouco de leite na lavagem

Você sabia que o leite também pode ajudar a tirar o amargo da escarola? Nesse caso, o mais indicado é colocar as folhas inteiras (pré-lavadas e secas) em uma bacia, colocar um pouco de leite e deixar de molho por uns 20 minutos. Em seguida, escoe todo o líquido, lave as folhas na água corrente e, então, é só preparar o vegetal da maneira que preferir. Bem simples, né?

Aposte em receitas de escarola refogada com diferentes temperos

Depois de lavar as folhas de escarola ao menos 3 vezes, você pode recorrer a outro truque que ajuda a amenizar bem o amargor do vegetal: caprichar nos temperos e levar o alimento para o fogo (em vez de consumi-lo cru). Para isso, coloque um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente, adicione alho amassado, cebola picada e refogue por uns minutos. Depois, acrescente a escarola picada e capriche nos temperos – como sal, pimenta-do-reino e até cheiro-verde. Após o cozimento, a escarola ficará com um sabor bem mais suave, pode apostar!