Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos simbióticos: A combinação perfeita contra o “intestino irritado”
Guia Culinário 28/03/2016

Alimentos simbióticos: A combinação perfeita contra o “intestino irritado”

Geralmente, a combinação de nutrientes alimentares potencializam ainda mais os poderes de qualquer alimento. Esse é o caso dos simbióticos, caracterizados pela sinergia dos componentes probióticos e prebióticos, tão importantes para manter a flora intestinal equilibrada, combatendo o que chamamos de síndrome do “intestino irritado”. Saiba mais sobre esse elemento e as formas de garantirmos a sua presença em nossa vida.

Em linhas gerais, os alimentos simbióticos contêm, simultaneamente, os microrganismos probióticos e ingredientes prebióticos, resultando em produtos com as características funcionais dos dois grupos, como algumas versões de iogurtes, por exemplo. A nutricionista Sheila Basso explica os benefícios dessa sinergia em nosso organismo:

“Combinados com os prebióticos, a colonização de probióticos pode aumentar a ação no trato intestinal. Possíveis indicações dos simbióticos em situações clínicas dão indícios de sua eficácia em problemas como, diarreias, infecções e complicações gástricas, encefalopatia hepática, e síndrome do intestino irritável, constipação, além da melhoria da saúde urogenital de mulheres, redução do colesterol e triacilglicerol plasmático, efeitos benéficos no metabolismo mineral, particularmente densidade e estabilidade óssea.”, destaca a profissional.

Ciência nutricional ainda estuda novos alimentos simbióticos

Após intensa pesquisa sobre quantidades de prebióticos e probióticos, possibilidades de preparo e armazenamento, pesquisadores da área chegaram à formulação de uma mousse simbiótica de goiaba nutritiva. O produto, com baixo teor de gordura, é processado com a adição substâncias probióticas, como lactobacillus acidophilus La-5, e prebióticas, como oligofrutose e inulina, além de concentrado proteico de soro de leite.

“Tanto um produto com a combinação de oligofrutose e bifidobactérias quanto outro contendo oligofrutose e Lactobacillus casei, por exemplo, encaixam-se na definição de produto simbiótico”, enfatizou a Dra. Sheila.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).