Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Açaí com peixe: por que essa combinação é tão benéfica para o nosso corpo
Guia Culinário 15/04/2019

Açaí com peixe: por que essa combinação é tão benéfica para o nosso corpo

Apesar de parecer uma mistura inusitada, a combinação açaí + peixe é bastante nutritiva e saborosa, sabia? Ela é típica da região Norte e vem sendo cada vez mais usada em restaurantes de todos os cantos do país. Mas nesse caso, o açaí é usado como um tipo de molho que acompanha o filé de peixe – por isso, ele vem em uma textura mais líquida que o comum. Além disso, esse açaí acaba sendo mais saudável, pois não leva adicionais calóricos (como o xarope de guaraná, por exemplo, que tem muito açúcar). Quer saber mais sobre os benefícios dessa mistura? É só continuar lendo!

Combinação é rica em vitaminas, antioxidante, ômega 3 e outros nutrientes

A maioria das pessoas já conhece os benefícios do peixe: alimento rico em proteínas, vitaminas e ácido graxo ômega 3, que são nutrientes muito importantes para a saúde do corpo. Mas o que pouca gente sabe é que a combinação com o açaí também traz muitas vantagens. Afinal, essa fruta também é muito nutritiva e cheia de substâncias benéficas ao organismo.

A ideia de que o açaí é um alimento muito calórico, por exemplo, é totalmente equivocada. Aliás, é justamente o contrário: além de saudável, a fruta tem baixo valor calórico. O problema é que as pessoas gostam de consumir o açaí batido com xarope de guaraná e outros ingredientes junto (frutas, granolas e outros aditivos) que acabam deixando o creme bem mais calórico. No entanto, no caso da receita peixe + açaí, a fruta é apenas batida com água – por isso, é bem saudável, leve e nutritiva.

O grande destaque do açaí é que ele é um dos maiores antioxidantes que existem. Ou seja, ajuda a combater o envelhecimento e a degeneração celular. Além disso, ele é um alimento que concede energia e é altamente nutritivo: fonte importante de vitaminas, fibras e minerais como ferro e zinco. Além disso, ele possui a substância antocianina (pigmento que dá a coloração da fruta) que também atua como anti-inflamatório, previne doenças neurológicas, cardiovasculares e diminui os níveis de colesterol ruim no sangue.

Como preparar açaí com peixe?

Preparar essa combinação não é nada muito difícil. Você deve começar fazendo o peixe – que geralmente é cortado em gurjões, temperado com sal, alho, pimenta e diversas outras hortaliças, e depois envolvido na farinha para fritar. Uma boa dica é usar uma fritadeira elétrica (que não usa óleo) para que o peixe fique bem crocante, só que mais saudável e sem gordura. A melhor parte é que você pode preparar essa receita com diferentes tipos de peixe: salmão, namorado, linguado e por aí vai.

O açaí é ainda mais fácil: basta bater a fruta com água no liquidificador, sem acrescentar nada. Além de saborosa, essa mistura fica supernutritiva. Você pode preparar essa receita típica do Norte para receber os amigos em casa – fica a dica!

Produtos relacionados