5 razões para incluir o aipo em sua alimentação

Muito utilizado em saladas e nas famosas
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Muito utilizado em saladas e nas famosas "sopas emagrecedoras", o aipo, ou salsão, é um superalimento, rico em diversos nutrientes e vitaminas. Dentre seus benefícios à saúde, ele é capaz de desintoxicar e limpar os rins.
Muito utilizado em saladas e nas famosas
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Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Consultor:

Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Nutrição em Cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração) e em Distúrbios Metabólicos e risco Cardiovascular pelo CEU (Centro de extensão Universitária)

Muito utilizado em variações de saladas e nas famosas dietas da sopa de inverno, o aipo, ou salsão, é um superalimento - ótimo para o crescimento das crianças -, rico em diversos nutrientes e vitaminas, mas que ainda é pouco consumido no Brasil, talvez, justamente pelo desconhecimento de seus grandes benefícios à saúde.

Além de fortalecer o sistema imunológico, o aipo também ajuda na coagulação sanguínea e contribui para a saúde dos ossos. Tudo isso sendo bem pouco calórico – são apenas 19 calorias a cada 100 gramas do vegetal. A nutricionista Adriana Ávila destaca que outros principais benefícios do aipo têm a ver com a sensação de saciedade que suas fibras oferecem, além do bom funcionamento do intestino e o controle de peso, este, potencializado com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Versátil, o alimento também é usado como um saudável condimento, para realçar o tempero das receitas. Para isso, o segredo é que ele esteja bem verde, já que esta característica demonstra que o vegetal tem mais vitamina C, ácido fólico e carotenos, elementos essenciais para fortalecer a imunidade e combater a anemia.

Apesar de o talo ser a sua parte mais consumida, a raiz e as folhas também são muito saborosas, apresentando sabor levemente adocicado quando combinado com outras hortaliças em pratos diversos. "A raiz pode ser usada no preparo de sopas e caldos, já o caule cru, em saladas ou nos sucos. As folhas servem como tempero semelhante a salsa. O aipo pode também substituir a cebola nos refogados, para quem não gosta de usá-la", ensina Adriana.

Então, que tal incluir este vegetal em sua alimentação e aproveitar não apenas o sabor diferenciado, mas também todos os benefícios que ele tem a oferecer a sua saúde?

Benefícios do aipo para a saúde

Previne inflamações – Rico em vitamina K, que possui poderosas propriedades anti-inflamatórias, o aipo previne uma série de doenças, como a gota e a artrite;

Diurético – O aipo possui grandes propriedades diuréticas e, por isso, é capaz de desintoxicar e limpar os rins, além de proteger o trato urinário;

Retarda o envelhecimento – o aipo é rico em antioxidantes, importantes agentes no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento;

Aliado contra o estresse – Fonte de potássio, o salsão ajuda a equilibrar os eletrólitos do corpo e a diminuir os hormônios do estresse.

Reduz o colesterol ruim – Os ácidos fenólicos, flavonas e flavonóis presentes no salsão ajudam na redução do colesterol ruim. Além disso, por relaxar os vasos sanguíneos, estes componentes combatem a pressão alta e diminuem os riscos de doenças cardiovasculares.

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