Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 alimentos que você pode comer depois de malhar
Guia Culinário 17/06/2015

5 alimentos que você pode comer depois de malhar

Saber o que comer ou, principalmente, o que não comer quando a fome aperta depois dos treinos é a chave para manter a dieta equilibrada e resultados satisfatórios. Já que a prática de exercícios te dá mais fome, é comum ficar com vontade de comer qualquer coisa que apareça pela frente. Mesmo sabendo que é difícil manter um cardápio leve e saudável, todos os esforços devem estar direcionados para sua alimentação. Uma dica é elaborar um cardápio padronizado, mais colorido, para antes e depois dos treinos. Por isso, para não cair na tentação da fome exagerada depois de malhar, manter uma alimentação esportiva ajuda o organismo a ficar mais saciado, sem perder boa parte de seus nutrientes.

A nutricionista Fernanda Oliveira explica a razão da vontade de comer aumentar a partir da prática esportiva: “Quanto mais você gasta energia, mais nutriente você precisará repor. A má alimentação para praticantes de atividades físicas pode ocasionar desgaste muscular e riscos de lesão, durante os treinos, assim como também a perda de massa magra”, ressalta a profissional, analisando a melhor maneira de balancear os exercícios com a alimentação.

5 alimentos para comer depois de malhar

– Amêndoas: 100 g de amêndoas têm cerca de 21, 1 g de proteínas. Estudos indicam que, quando aliadas a uma dieta, essas castanhas auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras.

– Tofu: 100 g de tofu têm cerca de 8,1 g de proteínas. Rico em cálcio, o tofu é em alimento feito a partir dos grãos da soja e o seu processamento faz dele um alimento mais concentrado e nutritivo do que o grão original.

– Peito de frango (sem pele): 100 g de peito de frango têm cerca 30 g de proteínas. A alimentação rica em proteínas ajuda a ganhar massa muscular e a queimar gordura, quando aliada à prática de exercício físico. O frango tem uma quantidade de gorduras saturadas menor do que a carne bovina.

– Ovo: 02 ovos médios têm cerca de 16 g de proteínas. Uma das principais fontes de proteínas saudáveis. Eles ainda contêm uma grande quantidade de Ômega-3. O consumo de ômega-3 pode melhorar muito o sistema imunológico do atleta, o que por sua vez fará com que este se recupere mais rápido nos treinos.

– Iogurte sem gordura: 100 g de iogurte sem gordura têm cerca de 4,2 g de proteínas. O iogurte pode ser incluído também como parte do desjejum, em um lanche da tarde, pós-treino ou na ceia (lanche antes de dormir). Pode ser consumido puro ou batido com frutas, misturado a cereais ou como cobertura de frutas.