Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
3 opções de lanches saudáveis com Castanha do Pará
Guia Culinário 15/02/2022

3 opções de lanches saudáveis com Castanha do Pará

A Castanha do Pará é uma das oleaginosas mais completas que temos para proteger a saúde. Gostosa, versátil e nutritiva, ela é perfeita para compor lanches saudáveis para tarde e pode ser incluída nessas refeições de diversas formas: in natura, em biscoitos, pastas e até bolo! Além disso, os benefícios da Castanha do Pará são muitos: é rica em ômega 3, proteínas, fibras, selênio, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas B e E. Por também conter muitos antioxidantes, ela ajuda a promover a redução do colesterol e a fortalecer o sistema imunológico. Já deu pra ver que a Castanha do Pará orgânica Taeq é o ingrediente perfeito para as suas receitas de lanches saudáveis, né?

Bolo de Castanha do Pará é o lanche saudável perfeito para comer com café

Ninguém resiste a um bolinho com café, né? Perfeita para servir para as visitas, a receita de bolo de Castanha do Pará é uma opção saudável e deliciosa para adoçar a tarde. Preparado com farinha de trigo integral, essa receita é rica em fibras, perfeita para regular o funcionamento do intestino, proporcionar saciedade e prevenir doenças cardiovasculares. O bolo de Castanha do Pará também é livre de lactose, sendo uma boa opção para quem tem intolerância à substância. A receita ainda é super versátil e pode ser incrementada com vários ingredientes: maçã, aveia, canela, banana, cacau…Tudo combina com o sabor da Castanha do Pará! Para preparar o bolo você vai precisar de:

  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de açúcar demerara (ou mascavo)
  • 4 ovos orgânicos Taeq
  • 1 colher de sopa de óleo de coco Taeq
  • 200g de Castanha do Pará orgânica Taeq
  • 3 xícaras de farinha de trigo integral Taeq
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Como fazer: Bata no liquidificador, a água, o açúcar, os ovos, a manteiga e as castanhas. Em um recipiente, coloque a farinha e o fermento, em seguida, adicione a mistura do liquidificador e misture bem. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos. Agora é só saborear!

O biscoito de Castanha do Pará é o lanche saudável ideal para levar na bolsa

Sabe quando bate aquela fome, você está na rua e precisa de um biscoitinho? O biscoito de Castanha do Pará é o snack ideal para esse momento. Você pode guardar em um pote e colocar na bolsa antes de sair de casa. Além disso, ele também é feito com farinha integral, que confere ainda mais saciedade quando combinada a Castanha do Pará. Para deixar a receita ainda mais saudável, opte por adoçar a massa com mel ou uma opção de açúcar mais saudável. A receita do biscoito leva:

  • 2 xícaras de chá de Castanha do Pará orgânica Taeq moída
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral Taeq
  • 2 xícaras de chá) de amido de milho
  • 250 gramas de óleo de coco
  • 1 xícara chá de açúcar demerara ou açúcar de coco

Como fazer: Em um recipiente, misture a Castanha do Pará com o amido, a farinha de trigo e o açúcar. Em seguida, acrescente o óleo de coco e misture até que a massa fique homogênea e não grude mais nas mãos. Quando chegar nesse ponto, comece a moldar os biscoitos e coloque-os em uma assadeira antiaderente. Asse em forno baixo por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem dourados e durinhos.

A pasta de Castanha do Pará é ótima para comer no lanche da manhã

Se você é fã de pasta de amendoim precisa experimentar a pasta de Castanha do Pará! Ideal para passar numa torradinha integral ou colocar em cima de frutas picadinhas, a pasta de Castanha do Pará é super fácil de fazer e nem precisa de receita: basta triturar as castanhas no processador ou liquidificador até chegar a uma consistência cremosa. Você pode até deixar alguns pedacinhos maiores para ficar com uma textura levemente crocante. Fica uma delícia!