Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Veja como deixar a sua ceia de Natal mais gostosa e saudável para esse ano!
Guia Culinário 08/12/2015

Veja como deixar a sua ceia de Natal mais gostosa e saudável para esse ano!

Para muitos, dezembro é o mês mais esperado do ano, para outros, o mais temido. É a época de festas e celebrações que marcam mais uma temporada vivida e os votos de felicidade. Contudo, também é o momento inevitável de fugir da dieta e se render as tentações. Para os amantes da gastronomia, as comemorações são fartas das mais deliciosas iguarias, mas que não são lá das mais saudáveis. Por isso, além de não exagerar, nós podemos fazer algumas trocas interessantes para tornar a nossa ceia de Natal gostosa e nutritiva!

Para começar, coma com moderação os petiscos e as entradas. Queijos, azeitonas, salames e outro alimentos muito calóricos devem passar longe, sempre que possível. “Uma boa alternativa para aperitivo saudável são torradas integrais com patê à base de iogurte natural. Você pode utilizar alho, cebola, ricota e especiarias como açafrão, pimenta e ervas como alecrim e manjericão”, sugere a nutricionista Giovana Morbi.

A receita do patê saudável de iogurte natural desnatado é simples: 1 pote de 200 ml do iogurte, 2 xícaras de chá de creme de ricota light, hortelã e sal a gosto e manjericão para decorar. Ele pode ser servido com com palitos de cenoura e pepino, ou torradinhas integrais para abrir o apetite e esperar a ceita de forma mais leve.

As frutas desidratadas, como damasco, ameixa, maçã e abacaxi também são ótimas opções no Natal. Elas enfeitam a mesa e ainda podem substituir sobremesas calóricas, além de fornecerem muitos nutrientes. E vale incrementar os pratos todos: farofa, salada, molhos e até no arroz.

Falando em arroz, aqueles repletos de bacon, calabresa e outros ingredientes nada nutritivos, também podem ser repaginados. Comece trocando o arroz branco pelo integral. “Você pode cozinha-lo com cenoura, vagem, brócolis, uva-passa, pimentão vermelho, que darão cor e sabor ao arroz. Uma alternativa muito mais saudável e que vai controlar seu apetite”, orienta a especialista. Outra boa troca para trazer mais saúde para a mesa da ceia: troque o arroz pela quinua em grãos cozidas. Ela é rica em proteína de boa qualidade e tem menos carboidrato que o arroz.

Cardápio saudável para a ceia de Natal

Prato principal: Carnes brancas como o peru, frango, chester e peixe são ótimas fontes de proteína magra e o ideal é que sejam assados ou grelhados, acompanhados de legumes e molhos leves. Evite carnes gordurosas como o tender, leitão, costela e as frituras.

Rabanada: Ícone do Natal, esse doce também pode ter uma versão light! Giovana Morbi revela:

“A rabanada de chocolate light rende seis unidades com 75kcal cada. É feita com duas bisnagas de pão integral médias, um vidro de leite de coco light, duas claras batidas em neve e quatro colheres de sopa de achocolatado em pó light. Corte as bisnagas em seis fatias e dispense as pontas. Passe as fatias uma a uma no leite de coco, deixe embeber nas claras e, por último, no achocolatado. Acomode as fatias em uma fôrma antiaderente e leve ao forno médio por 20 minutos, virando-as na metade do tempo”, finaliza a profissional.