Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutas desidratadas: praticidade na rotina e nutrientes na bolsa
Guia Culinário 30/12/2014

Frutas desidratadas: praticidade na rotina e nutrientes na bolsa

As frutas secas, como os alimentos liofilizados, nem sempre conseguem atrair os olhares mais famintos. Mas elas podem ser vantajosas em diferentes aspectos, como a praticidade oferecida por elas e o maior prazo de validade que possuem. Além disso, as frutas secas podem ser uma ótima estratégia para o consumo de frutas fora da época.

“Sugere-se o consumo diário de 3 porções de frutas por dia, distribuídas ao longo do dia. Para se ter uma maior garantia contra a deficiência de boa parte das vitaminas e minerais, esse consumo regular deve incluir várias frutas“, conta a nutricionista Mariana Morales, graduada pela USP. Ela também adverte que é preciso ficar atento na forma do consumo, já que algumas frutas secas podem conter ingredientes em sua composição, como o açúcar.

Comparando as frutas secas com as frescas, veem-se diferenças. A primeira é uma fonte mais concentrada de calorias, de açúcar da própria fruta e de fibras, porque são obtidas através da perda parcial da água da fruta fresca. Em contraponto, esse processo de desidratação faz com essas frutas percam parte da sua quantidade de vitamina C. “Contudo, quando a comparação não é feita pela quantidade, mas sim pela porção sugerida, o valor calórico, teor de carboidratos, açúcares e fibras se assemelham”, complementa a nutricionista.

Para incorporar frutas secas no dia a dia não é preciso muito esforço. No café da manhã ou lanches intermediários, por exemplo, basta adicioná-las ao iogurte, mingau, aveia, granola, ou até mesmo batendo junto com vitaminas e smoothies. Nas refeições principais, consegue-se fazer pratos mais elaborados ao colocar essas frutas na salada, salpicão, risoto, arroz ou molhos das carnes do prato principal. Mas o importante mesmo é sempre prezar pelo equilíbrio e variedade.

Bons exemplos de frutas secas para a sua alimentação

1. Goji Berry: por ser antioxidante e rica em vitamina C;

2. Ameixa seca: é laxativa e ajuda no funcionamento intestinal;

3. Tâmara: fornece energia e potássio, sendo uma boa pedida para um “pré-treino”. Também é ótima opção para adoçar sucos, vitaminas, smoothies, creme de frutas e mingau;

4. Damasco: com coloração alaranjada, o que indica a presença de betacaroteno, que além de ser antioxidante, tem função para saúde dos olhos;

5. Uva passa: geralmente compõe pães e bolos, mas também ajuda a matar a vontade de comer doce;