Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Finger food: Aprenda a fazer aperitivos saudáveis!
Guia Culinário 02/10/2015

Finger food: Aprenda a fazer aperitivos saudáveis!

Há coisa melhor do que poder juntar os amigos, comer, beber e jogar conversa fora, sem precisar alterar muito a alimentação? O tradicional “finger food” (petiscos para saborear com os dedos) ganhou também uma versão adaptada à nutrição funcional para criar momentos únicos e deliciosos em sua vida social.

Os finger foods se caracterizam, principalmente, pelas praticidades de consumo. Presentes na alta gastronomia, eles são deliciosos canapés, servidos em pequenas porções, em potes ou bandejas, para comer com as mãos, numa forma de apresentação que deixa a comida muito mais apetitosa. A nutricionista Caroline Codonho dá dicas básicas para montar aperitivos mais saudáveis.

“Procure se planejar e ter alimentos saudáveis em casa. Se vai receber amigos, procure preparar pastinhas em casa, usando ricota como base. Sai muito mais barato e saboroso do que as prontas! Castanhas e frutas secas também sempre salvam a vida!”, aconselha a nutricionista, enfatizando que esses petiscos ficam mais prazerosos de comer quando é colorida e bem arrumada. Ela lista boas opções de alimentos que podem ser servidos dessa forma e que deixam qualquer reunião mais charmosa e saudável:

“Uma porção (uma xícara de chá por pessoa) de um mix de frutas secas; salada de frutas; mini sanduíches com recheios saudáveis, como patês com base de tofu ou ricota acompanhados de algum vegetal como cenoura ralada; cubos de queijo minas ou mussarela bolinha fresca temperados com azeite e ervas, desidratadas ou frescas; tomates cereja temperados com azeite, vinagre balsâmico e ervas secas; e chips de legumes assados são opções funcionais de finger foods que podem ser servidas em uma reunião para amigos sem deixar nada a desejar”, revela Codonho.

Receitas para finger foods funcionais!

Caroline Codonho dá duas sugestões altamente nutritivas de finger foods funcionais para deixar qualquer reunião repleta de sabores sem sair da dieta. Aprenda como fazê-las:

Torradinhas com guacamole

“Guacamole é uma pasta feita de abacate, que é rico em gordura de boa qualidade, fonte de betasitosterol que é um importante agente no controle dos níveis de colesterol e, além disso, o abacate contribui com a regulação dos níveis de serotonina e com o mecanismo de saciedade, devido ao seu teor de gorduras”, explica Caroline.

Ingredientes:

– Torradinhas para canapés
– ½ abacate maduro
– Suco de ½ limão
– 1 pitada de páprica
– 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
– Sal (com moderação)

Preparo: Amasse bem o abacate e misture com todos os ingredientes. Sirva acompanhado das torradinhas (Dica: evite colocar sobre as mesmas, para que não fiquem molhadas).

Pipoca Funcional

A pipoca, por ser boa fonte de fibras, pode ser um excelente aliado na manutenção de um plano alimentar saudável, desde que seja preparada em panela e utilizando uma gordura benéfica como a manteiga ghee ou o óleo de coco, que são fontes de triglicerídeos de cadeia média e que contribuem para a saúde intestinal”, revela a nutricionista.

Ingredientes:

– Azeite, manteiga ghee ou óleo de coco suficiente para estourar o milho
– Sal (Dica: para não abusar do sal, coloque ervas desidratadas como orégano, manjericão e sálvia, junto com o sal na pipoca, assim ficará bem mais saborosa, dispensando adição de sal em excesso)

Para a versão doce:

– Adoçante em pó
– Canela em pó

Preparo: Esquente a gordura e coloque o milho, tempere e tampe a panela, mexendo sempre para não grudar. Tire do fogo quando estourarem todos os grãos e sirva em porções individuais.