Alimentos do mês: Conheça as 10 melhores frutas indicadas para dezembro

Chegou dezembro! E, com ele, uma série de alimentos tropicais ideais para a chegada do verão. Por isso, separamos aqui, de acordo com uma lista apresentada recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 10 frutas nutritivas, de todas as indicadas pelo órgão, que devem fazer parte da sua alimentação durante a época mais quente do ano.

Além de serem extremamente saborosas e aptas para o consumo, as frutas da estação, de acordo com o MDA, também são mais econômicas e acessíveis na hora das compras. "Em dezembro, dê preferência para o abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã, uva e coco verde", destaca o órgão do governo.


Principais benefícios das frutas de dezembro

- Abacaxi: É rico em vitaminas A e B, e C. Possui minerais como cálcio, ferro e magnésio, que são essenciais para o funcionamento do corpo. Além disso, contém muitas fibras, que ajudam na digestão e no trânsito intestinal.

- Ameixa: Ótima para uma boa digestão, é fonte de cálcio, fósforo e potássio, vitaminas A, B e C. Os nutrientes do complexo B, que estão presentes na fruta, evitam males da pele e reumatismo. A vitamina C, por sua vez, contribui para o sistema de defesa do corpo e ajuda o organismo na absorção do ferro.

- Banana prata: Rica em carboidratos, vitaminas, potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, C e do complexo B, fibras alimentares e compostos fenólicos. Entre os benefícios está a prevenção do envelhecimento precoce, melhora da insônia, alívio da tensão pré-menstrual e proteção dos ossos.

- Cereja: É excepcionalmente rica em flavonoides, compostos que atuam como protetores contra os radicais livres, que desempenham um papel de combate ao envelhecimento, câncer e várias outras doenças.

- Figo: Possui vitaminas K, E e A, combatentes incansáveis dos radicais livres, são encontradas abundantemente nessa fruta. O conjunto de vitaminas é prevene infecções, diabetes, doenças degenerativas e o temido câncer.

- Kiwi: É rico em vitaminas do complexo A e E, antioxidantes e minerais, como ferro e potássio. Essa combinação fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de doenças no coração, além de melhorar a digestão e agir como anti-inflamatório natural.

- Limão: Além da já conhecida concentração de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e das propriedades emagrecedoras, o limão é um aliado para o controle do colesterol, desintoxica e alcaliniza o sangue.

- Maçã: A fruta funciona como uma escova de dentes natural, removendo as placas bacterianas dos dentes, além de ser potente antioxidante e conter muitas fibras em poucas calorias.

- Manga: A fruta auxilia a produção de células vermelhas no sangue por ser rica em cobre, melhora a visão graças à vitamina A e ainda melhora a capacidade de concentração e memória por ser rica em ácido glutâmico.

- Maracujá: Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que atuam no sistema nervoso central e funcionam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares.

Ver mais: Alimentação saudável, Vitamina C, Vitamina A, Alimentos ricos em fibras

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