Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sanduíche sem pão? Veja 6 formas saudáveis para substituirmos o glúten!
Guia Culinário 20/07/2016

Sanduíche sem pão? Veja 6 formas saudáveis para substituirmos o glúten!

Existe sanduíche sem pão? Sim, pelo menos na gastronomia saudável, existe! A versão “natural” desse tradicional alimento é uma ótima alternativa para quem busca fugir do glúten – seja por intolerância à substância ou por questões de dieta – de forma prática, funcional, nutritiva e extremamente saborosa para o dia a dia. Confira boas composições de sanduíches com ingredientes substitutos do pão para incrementar as suas refeições!

Trocar o pão, seja por um tomate ou por algum vegetal, por exemplo, é uma maneira de obter saciedade no lanche e excluir o glúten da alimentação, tornando a receita uma alternativa para os celíacos, pessoas intolerantes à substância. Com ingredientes saudáveis, nutritivos e acompanhamentos saborosos, ao agregar produtos naturais ao sanduíche, o prato oferecerá muito mais saúde e bem-estar, como explica a nutricionista Paola Lisboa:

“O glúten, a proteína do trigo encontrada no pão, é inflamatória para o organismo, além de pouco calórico. Os sanduíches sem pão, não contêm esse glúten, por isso são mais leves, saudáveis. Além disso, são também fáceis e rápidos de serem preparados, por isso, são ótimas opções para servir em festas como entrada, por exemplo, além de serem super refescantes”, analisa a profissional.

Veja alguns sanduíches saudáveis:

Enroladinho de couve com pastinha de atum: Com uma aparência que lembra o wrap, essa opção é uma excelente escolha para quem tem pouco tempo e não quer fugir da rotina alimentar. Super prático e rápido de fazer, você pode inovar com diferentes sabor de pastinhas e incluir outros ingredientes ao seu gosto. Experimente!

Enroladinho na alga nori: Com pastinha de queijo cottage e completando com tomate e orégano, as algas são ótimas aliadas da culinária saudável. São extremamente versáteis e combinam com todo tipo de alimento, além de serem ricas em proteínas e ajudarem na redução do colesterol.

Sanduíche de tomate: Já pensou em dividir o tomate ao meio e recheá-lo? Uma boa sugestão é usá-lo com a mussarela de búfala e o manjericão, ou até mesmo preparar um hambúrguer caseiro.

Sanduíche de berinjela: Com tomate, queijo mussarela de búfala derretido, azeitonas e maminha moída, você terá um sanduíche com um sabor incrível e nutrientes que acrescentarão saúde no seu dia a dia. A berinjela é rica em antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico, faz bem ao coração, por ser fonte de fibras, além de conter minerais que agem na construção e na manutenção dos ossos.

Sanduíche de abobrinha com frango desfiado:
A abobrinha é extremamente rica em potássio, tornando-a um poderoso alimento contra a hipertensão. Abuse da criatividade na hora de rechear. Utilize frango desfiado, tomates picadinhos, cebolas e ervas, por exemplo.

Sanduíche de endívia com pastinha de grão-de-bico: Também conhecida como escarola, a endívia é uma folha que possui baixíssimas calorias, sendo uma aliada à perda de peso. Com um sabor levemente amargo, o sanduíche pode ser incrementado com azeite , alho e queijos brancos, que trarão um sabor ainda mais requintado.