Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é gastronomia saudável? Entenda os principais conceitos dessa filosofia
Guia Culinário 28/03/2016

O que é gastronomia saudável? Entenda os principais conceitos dessa filosofia

Muito mais do que se adaptar às saladinhas, alimentos naturais e dietas propostas no dia a dia, a gastronomia saudável, cada vez mais, torna-se um estilo de vida que vem contagiando grande parte da população brasileira. A maneira de tornar a rotina mais leve através da alimentação ganha espaço no cotidiano das pessoas, proporcionando aos seus adeptos uma farta variadade de produtos, ingredientes e novas receitas culinárias que aliam sabor com muita saúde!

A premissa da gastronomia saudável é desenvolver a reeducação nutricional, com a manutenção da saúde, afim de prevenir as alterações orgânicas derivadas do consumo indevido, ou em excesso, de carboidratos que são armazenados em forma de gordura no nosso corpo. Estudos e pesquisas da área vivem em constante avanço, abrindo portas para diversos nutricionistas e chefs de cozinha formados exclusivamente nesse tipo de alimentação, como é o caso da chef Bibi Aires, especializada nessa culinária. Ela traz uma visão geral desse conceito:

“A gastronomia saudável nada mais é do que conhecer os alimentos e suas funções. É como se fosse uma arte em misturar cores e vitaminas que se complementem. Todas as texturas podem ser substituídas e recriadas, basta ter criatividade, misturar e testar”, analisa a profissional.

Das cozinhas para as salas de aula: Gastronomia saudável cresce nas universidades

A demanda pela gastronomia saudável é tanta, que o tema passou a ser pauta de cursos de pós-graduação, que abordam uma inovadora cultura alimentar, integrando as ciências da alimentação e técnicas de cozinha, aliada a produtos de qualidade sem perder de vista a saúde, além de promover uma discussão contemporânea sobre a relação entre gastronomia, nutrição, bem-estar e desenvolvimento sustentável, ajudando assim, as pessoas a terem uma vida mais saudável, tranquila e prazerosa.

“Como chef, sempre acreditei no poder dos alimentos; o tanto que agregam ao nosso corpo e mente. Eu me formei em 2011 e fui buscar aprender mais sobre o valor nutricional dos alimentos e qual o poder que eles tinham sob a nossa saúde, e foi me aprofundando nesse segmento que vi a importância que esse conhecimento tem para minha profissão, e que ainda engatinha nas universidades do Brasil”, reiterou a chef Bibi Aires.