Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pão integral, francês ou forma? Veja os pães mais saudáveis para sua alimentação
Guia Culinário 28/10/2015

Pão integral, francês ou forma? Veja os pães mais saudáveis para sua alimentação

O pão é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Em suas diversas composições e tipos – que vão dos tradicionais, como o francês, o sírio ou o de forma, até as versões atuais, voltadas à saúde, como os integrais – eles se caracterizam pela praticidade e versatilidade gastronômica, podendo ser servidos junto aos mais diferentes pratos e combinações. Mas, apesar de tanta coisa boa, é bom ressaltar que se o seu consumo não for consciente, pode se tornar um vilão , mesmo nas melhores dietas.

A chave para uma alimentação saudável é saber exatamente o que comemos: do que é feito, quantas calorias tem, quais nutrientes carregam, qual a porção ideal a ser consumida diariamente. Com o pão não é diferente. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, e para não perder a mão na dieta é preciso aprender mais sobre eles.

Características de cada tipo de pão

A nutricionista Nathana Ciniglia nos selecionou os principais pães consumidos no Brasil e revelou tudo sobre eles. Ela acrescenta que é preciso observar os rótulos, pois os valores nutricionais podem variar de um produto para o outro. Em todo caso, a especialista sugere: “Sem dúvida, a melhor escolha é o pão 100% integral”. Veja abaixo:

Pão Francês

Características: Chamado de “pão de sal”, ele tem “miolo” farto e macio revestido por uma casca fina, dourada e de textura crocante.
Ingredientes: Farinha de trigo, água, sal, açúcar e gordura vegetal.
Calorias: 140 kcal por unidade
Benefícios: Apesar de ter caído nas graças dos brasileiros e ser o tipo mais consumido no país, não tem benefício nutricional.Tem elevada quantidade de carboidrato de alto índice glicêmico, os carboidratos simples.

Pão de Forma

Características: Tem textura macia e apresenta versões com ou sem casca. É extensamente utilizado para o preparo de lanches como sanduíches e torradas.
Ingredientes: Farinha de trigo, ovos, sal e açúcar.
Calorias: 80 kcal (uma fatia)
Benefícios: Assim como o pão francês, tem alto teor de carboidratos e por isso não causa saciedade, por conta da farinha refinada ser absorvida rapidamente.

Pão Integral

Características: O pão integral, assim como o de forma comum, é uma ótima opção para fazer qualquer tipo de lanche, mas trazendo ingredientes integrais e mais saudáveis.
Ingredientes:
farinha integral, farinha de trigo, açúcar mascavo, óleo, sal e grãos.
Calorias: 64 kcal (uma fatia)
Benefícios: Ele é rico em fibras que regulam a função intestinal e controlam o colesterol. Por ser integral, tem digestão mais lenta e dá saciedade por mais tempo, o que faz dele uma ótima opção para desjejum, lanches rápidos.

Pão Sírio

Características: Tem formato arredondado e sua massa é fina e leve. É muito usado no Oriente Médio, para comer com as mãos, e aqui no Brasil como massa para pizza light.
Ingredientes: Farinha de trigo, água e sal, açúcar e óleo.
Calorias: 90 kcal (unidade)
Benefícios: É feito de trigo, assim como o pão francês, mas com menor teor de carboidratos e gorduras.

Ciabatta

Características: Também é um pão branco, mas com formato diferente: com aspecto alongado e achatado. Sua textura é bem macia e sua superfície é polvilhada com farinha.
Ingredientes: Farinha de trigo, sal, água e azeite.
Calorias: 118 kcal (unidade)
Benefícios: Assim como os pães brancos, tem poucos nutrientes e deve ser consumido com moderação.

Pão Italiano

Características: Assemelha-se ao pão branco, mas tem casca muito mais dura. Ele pode ser redondo ou alongado, como uma baguete.
Ingredientes: Farinha de trigo, água, açúcar, iogurte, sal e fermento natural.
Calorias: 80 kcal (fatia de aproximadamente 30 g)
Benefícios: Por ser feito com iogurte, traz a proteína para a receita. Apesar da presença desse nutriente, ainda é um pão pobre nutricionalmente falando e seu consumo deve ser esporádico.

Pão Australiano

Características: É rico em fibras e vitaminas. É macio, adocicado e tem uma cor escura característica.
Ingredientes: Farinha de trigo, farinha integral, mel, cacau e extrato de malte.
Calorias: 75 kcal (fatia)
Benefícios: Esse pão pode enganar, pois apesar de ser um pão escuro, não é 100% integral e por isso deve ser consumido com parcimônia.

Pão de Batata

Características:
O pão de batata é muito saboroso, levemente doce e com textura muito macia. Pode ser feito com outras raízes, como batata doce, inhame, madioquinha e aipim.
Ingredientes: Batata, farinha de trigo, ovos, açúcar, sal margarina e leite.
Calorias: 96 kcal (unidade pequena)
Benefícios: Essa receita é rica em gorduras e carboidratos, seu consumo deve ser moderado. Apesar desses “perigos”, ainda é uma receita que oferece algum teor proteico por causa do leite e dos ovos.

Pão de Aveia

Características:
O pão de aveia tem textura parecida com a o pão de forma, mas em algumas receitas contém grãos que o fazem ficar mais poroso.
Ingredientes: Farinha de trigo, farinha de aveia, flocos de aveia, açúcar, açúcar mascavo, sal e água.
Calorias: 65 kcal (uma fatia)
Benefícios: A aveia é altamente nutritiva e, quando adicionada ao pão, enriquece com fibras que ajudam a retardar a absorção de glicose e colesterol. Esse pão é rico em proteínas e ferro também.

Pão Preto

Características: Ele tem textura bem macia, mas é um pouco mais denso que o pão de forma. Como já sugere seu nome, sua principal característica é a coloração escura.
Ingredientes: Farinha de trigo, farinha de trigo integral, manteiga, farinha de centeio, açúcar e sal.
Calorias: 70 kcal (uma fatia)
Benefícios: A Cor escura desse pão é conseguida por causa caramelização do açúcar, o que faz o pão não ser indicado em casos de diabetes. Alguns têm farinha integral entre seus ingredientes, mas não é o principal.