Sal e sódio são a mesma coisa? Saiba qual o seu consumo diário ideal

Sal é formado em grande parte por sódio, e por isso é preciso ficar atento para não consumir o mineral em excesso
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Em meio a tantas dietas e informações sobre o que faz bem e o que faz mal é comum ficarmos confusos sem saber realmente em quem acreditar. Em alguns casos não há nem dúvidas, e o alimento já é logo apontado como grande vilão. Isso ocorre com alguma frequência com o sal, ingrediente que deve ser abolido por pessoas que têm pressão alta e evitado por todas as outras. Será? Verdade seja dita, muita gente confunde sódio com sal, e seguindo essa lógica de não incorporá-lo na alimentação essas pessoas podem acabar prejudicando o próprio corpo.

Sódio e sal: qual a diferença?

A melhor forma de explicar é olhar o aspecto químico. O sal é um ingrediente que possui em sua composição cloro (Cl) e sódio (Na), e por isso é conhecido como cloreto de sódio (NaCl). Mas eles não aparecem em quantidades iguais, já que 1g de sal possui 400 mg de sódio. Portanto, o sal é constituído 40% por sódio e 60% por cloro. E sim, essa quantidade é bem impressionante.

Consumo de sódio é altamente necessário para a vida humana

O sódio por si só não deve ser visto como um problema, pelo contrário! Ele é altamente necessário para a existência de vida humana. Diferente do que muitos acreditam, ele é um ótimo aliado do coração, já que a deficiência desse mineral pode causar arritmia cardíaca, que é quando o órgão bate de maneira irregular. Aliás, quando aliado ao potássio ele ajuda a equilibrar a quantidade de água no organismo. Isso porque o sódio retém líquidos, enquanto o potássio os excreta. Não é a toa que a combinação é muito indicada para pessoas que estão sofrendo com diarreias ou vômitos. Por fim, ele dá mais energia para o corpo e ainda é muito benéfico para os músculos, sendo o seu consumo indicado para quem faz exercícios regularmente.

Inclusive, cortar completamente o sódio da alimentação acarreta em diversos problemas, que são exatamente aqueles que o mineral previne. Seu déficit irá gerar, por exemplo, arritmia cardíaca, diarreias, vômitos e fraqueza muscular. Isso sem falar que um dos sintomas para a falta de sódio no organismo é a dor de cabeça, sendo esse um importante aviso de que é hora de acrescentá-lo na dieta.

Quantidade necessária para o corpo

Mas como ocorre com qualquer coisa na vida, o excesso é maléfico para o corpo. Sódio demais pode gerar hipertensão e doenças cardiovasculares, e por isso pessoas que possuem a pressão alta devem ficar bem atentas ao seu consumo. Isso sem falar que em abundância ele pode reduzir a quantidade de cálcio nos ossos, gerando problemas como a osteoporose. Por isso, é bom ficar atento à quantidade de sódio que você consome. O indicado pela OMS, a Organização Mundial da Saúde, é a ingestão de 2 gramas por dia, o que equivale a 5 gramas de sal. Mas atenção: o sódio pode estar presente em outros alimentos, o que significa que dependendo da sua dieta é preciso cortar o sal que utiliza para preparar as refeições.

Alimentos ricos em sódio

Para não errar no sal, é preciso ficar atento à quantidade de sódio presente nos alimentos que você já costuma consumir. Peixe, carne vermelha, ovos e alga, por exemplo, são fontes desse mineral. O salmão, por exemplo, possui 135 mg de sódio, enquanto algumas algas chegam a ter mais de 2 gramas. Mas o que realmente merece atenção são os alimentos industrializados, pois esses sim costumam ter grandes quantidades de sódio, como é o caso do refrigerante e do biscoito de polvilho. O macarrão instantâneo talvez seja um dos mais maléficos, já que um pacote possui quase 2g de sódio, isto é, quase metade do indicado para o consumo diário.

Lembrando que doces também podem conter sódio! Mistura pronta para bolo e biscoito recheado, por exemplo, não apenas possuem grandes quantidades desse mineral como também têm açúcar em excesso. Se você está consumindo sódio demais, o ideal é substituir o sal de cozinha por outros ingredientes que também vão dar mais sabor à sua comida. Alho, cebola, cheiro verde e orégano são ótimas alternativas.

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