É doce ou salgado? Descubra 6 alimentos com açúcar e que possuem sódio

Você sabia que alimentos doces, como o refrigerante, podem ter grandes quantidades de sal em suas composições?
Você sabia que alimentos doces, como o refrigerante, podem ter grandes quantidades de sal em suas composições?

Você sabia que alimentos doces também podem ser bastante salgados? Pois é, muitas vezes quando comemos uma saborosa sobremesa, por exemplo, não pensamos que, além da evidente presença do açúcar, também estamos ingerindo uma grande quantidade de sal. Alguns produtos, principalmente os industrializados, possuem sódio em suas composições e, por isso, precisam ser controlados ou, até mesmo, evitados. Conheça 6 desses alimentos e como podemos substitui-los por ingredientes mais saudáveis no dia a dia.

Quando o assunto é sódio e alimentação saudável, precisamos sempre estar atentos ao consumo excessivo, principalmente as pessoas que precisam controlar a hipertensão. A nutricionista Carolina Xavier explica:

"Muitas vezes cometemos erros achando que, para evitar o sal, podemos nos entupir de doce. Porém, é aí que mora o grande perigo. O fato de não lermos os rótulos dos produtos, acabamos por cair em armadilhas que podem colocar nossa saúde em jogo. O açúcar mascara a quantidade de sódio nos alimentos, o que não quer dizer que ele não esteja lá", ressalta a profissional.

6 alimentos doces que possuem sódio e podem ser substituídos por versões saudáveis

1- Refrigerantes: Sejam os normais ou as versões diet, ligth ou zero, essas bebidas contêm muito sódio na composição. Além de não agregarem nenhum benefício à saúde, os refrigerantes causam inchaço, gases e outras complicações, por isso, eles podem ser substituídos por sucos naturais ou preparados com polpas de frutas, que garantem a ingestão de fibras alimentares,

2 - Biscoitos recheados: Embora seja um dos lanchinhos favoritos das crianças, esses biscoitos são carregados de açúcar, sódio, conservantes, corantes e muitas outras substâncias que não trazem benefícios para o corpo. O ideal é preparar os biscoitos em casa, com ingredientes saudáveis que atendam às necessidades do organismo.

3 - Suco em pó: Os conhecidos refrescos devem ficar longe de uma alimentação saudável. Isso porque, mais de 90% desse produto é composto por açúcares, conservantes, sódio, corantes, contendo apenas 8% da polpa. Dê preferência pelos sucos feitos a partir da fruta, naturais e integrais que garante a absorção de nutrientes necessária para o nosso bem-estar.

4 - Mistura para bolo: Bolo quentinho com café para acompanhar o lanche da tarde, quem resiste? Mas, apesar dos bolos serem preparações doces, suas misturas prontas também possuem sódio na composição, podendo agredir o organismo das pessoas que precisam controlar a quantidade de sal no organismo. Uma boa opção para substituição é preparar a sua própria receita, com ingredientes saudáveis, como as farinhas integrais, e sempre mantendo a atenção ao rótulo.

5 - Biscoito de polvilho: Embora a versão mais consumida seja a salgada, essa iguaria também pode ser encontrada doce. Para garantir a isenção do sódio no alimento, você pode preparar o seu biscoito de polvilho em casa, substituindo a margarina pela manteiga, o açúcar pelo adoçante culinário e a farinha de trigo pela integral. Assim, será mais fácil ingerir nutrientes e diminuir a quantidade de sódio em cada ingrediente.

6 - Cereal matinal de chocolate: Muita gente consome os cereais matinais doces achando que está consumindo um produto livre de sal. Esses alimentos também possuem sódio na composição, além dos conservantes e corantes. Opte pelos cereais integrais, compostos por aveia, linhaça, granola e outros cereais que são saudáveis, perfeitos para proporcionar saciedade e garantir nutrientes no organismo.

Recomendação do consumo de sal para o dia a dia

De acordo com orientação da Organização Mundial de Saúde, OMS, preconiza 5 gramas de sal por dia, ou seja 2400 mg de sódio. "O sal em excesso eleva a pressão arterial, sobrecarrega os rins, ocorre inchaço e retenção de líquidos", finaliza a nutricionista Carolina Xavier.


* Carolina Xavier (CRN 13101020) é nutricionista clínica e esportiva e disponibiliza seu blog Transborde Saúde e seu Instagram para contato. A profissional também responde questões nutricionais em seu Canal no Youtube.

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