Alimentos doces podem ter sódio? Saiba como controlá-los em sua alimentação!

A primeira medida de quem precisa evitar ou diminuir o consumo de sódio no dia a dia é cortar o sal da alimentação. Óbvio, os alimentos salgados são os que guardam a maior concentração do mineral, contudo, você sabia que nós também podemos encontrar essa substância em doces? Pois é! Bolos, biscoitos e até mesmo uma singela gelatina possuem sódio em suas composições. Saiba mais!

Embora muitas vezes seja considerado um "vilão", o sódio pode (e deve) estar presente em um plano alimentar, desde que ele seja acrescido de forma equilibrada, controlada, podendo ser em alimentos doces ou salgados. Na quantidade ideal de consumo, a substância atua em prol da saúde do coração, sendo importante para as contrações e ajudando a equilibrar a quantidade de água no organismo, juntamente com o potássio. Enquanto o sódio trabalha retendo os líquidos, o potássio elimina, deixando apenas a quantidade necessária para o bem-estar do nosso corpo. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, é de suma importância estar sempre atento a quantidade de consumo de sódio:

"Ter o cuidado de sempre ler rótulos e verificar a quantidade de sódio que vem adicionado. A maioria das preparações possui conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico)", explica a profissional.

Restrição de consumo do sódio: Quais os cuidados necessários?

Mas, como em toda regra há exceção, o sódio, ainda que benéfico e necessário para o nosso bem-estar, deve ser consumido de maneira moderada, já que o consumo excessivo pode acarretar diversas complicações ao corpo. Além disso, pessoas com pressão arterial alta, problemas nos rins e com tendência a retenção de líquido devem estar atentos aos rótulos e a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde de 2g para um adulto saudável.

Substitutos do sal: Torne suas receitas mais saudáveis

Para quem deseja maneirar no consumo de sal, uma boa opção é substituí-lo em algumas preparações. Embora muitos desses alimentos não se encaixem nas receitas doces, ao diminuir o consumo no dia a dia, em uma refeição tradicional, o sal poderá ser acrescido de forma mais tranquila em outras composições. Veja algumas alternativas:

- Alho: Saudável, saboroso e extremamente versátil, o alho (dê preferência ao brasileiro) cabe em diversas preparações, além de trazer o seu sabor peculiar e muito conhecido. O alimento ainda ajuda na diminuição dos níveis de colesterol e tem propriedade desintoxicante, eliminando as toxinas do organismo.

- Limão: Apesar de ácido, a fruta atua beneficiando as funções do estômago, diminuindo a acidez. Pode ser utilizado em saladas, molhos e para temperar a carne, por exemplo, excluindo o sal do cardápio. Além disso, é rico em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças.

- Cebola: Tão versátil quanto o alho, a cebola torna o prato mais saboroso e nutritivo. Suas propriedades nutricionais incluem melhorar o sistema circulatório, diminuir os níveis da pressão arterial e prevenir doenças respiratórias. A cebola forma uma dupla incrível com o alho, combinando com diversos pratos e tornando-os mais benéficos e saborosos.

- Cheiro verde: Composto por salsinha e cebolinha, o cheiro verde está presente em diversas preparações, tornando o prato mais colorido e mais saudável. São ricos em poderosos agentes antioxidantes e atuam prevenindo o envelhecimento precoce das células, diminuindo os riscos de problemas renais e respiratórios.

*Carolina Xavier (CRN 13101020) é nutricionista clínica, com especialização em nutrição esportiva e estética. Formada pela UFRJ, a profissional disponibiliza seu site para outras informações e contato: Transborde Saúde

Ver mais: Alimentação saudável, Receitas light em calorias

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