Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Consciência nutricional: O papel do nutricionista em sua alimentação!
Guia Culinário 17/08/2015

Consciência nutricional: O papel do nutricionista em sua alimentação!

É chegada a era da “consciência e/ou orientação nutricional no Brasil”! No mês onde se comemora o dia do nutricionista (31 de agosto), a ideia de ter o máximo de conhecimento do que se come- das produções aos processamentos dos alimentos – tornam o trabalho conjunto a esses profissionais ainda mais importantes em nosso cotidiano alimentar.

O papel do nutricionista nesse movimento de conhecimento em prol da saúde – não apenas pela estética – é mais do que essencial, como afirma a nutricionista Adriana Ávila: “O nutricionista é o tradutor de toda informação sobre nutrição existente voltada para uma alimentação de qualidade, de acordo com idade, disponibilidade para prática de exercícios físicos, intolerâncias e alergias (como para os intolerantes a lactose ou glúten)”, salienta a profissional.

Hábitos como a leitura dos rótulos passaram a fazer parte da rotina de quem se preocupa com a saúde, por isso, a procura por ajuda profissional tem aumentado, se opondo aos antigos modismos passageiros de dietas mirabolantes e desvairadas pelo senso comum. “Eu trabalho com nutrição há 15 anos e ao longo desse tempo vejo que as pessoas se cuidam muito mais fazendo melhores escolhas na alimentação hoje em dia”, revela a nutricionista Liliam Teixeira.

Não tenha medo de questionar seu nutricionista

Não é fácil entender 100% dos rótulos dos alimentos, mas durante o acompanhamento nutricional isso é ensinando gradativamente e em detalhes. Liliam alerta que é preciso estar atento para pequenos truques: “As embalagens costumam usar muito o marketing para tentar mudar o foco de algum componente que tenha em maior quantidade”. Em uma farofa, por exemplo, vem escrito que não contém colesterol na composição, mas quando se observa a tabela nutricional, vê-se que possui grande quantidade de gorduras totais.

Para cada pessoa há uma dieta adequada e direcionada ao seu objetivo pessoal, mas o ponto de partida é sempre o mesmo: conhecimento. As nutricionistas consultadas deixam dicas valiosas para quem quer começar a se cuidar:

Cuidado multifocal: Para cuidar de verdade do nosso organismo, precisamos observar não só da quantidade de calorias que ingerimos, mas a qualidade delas. “Devemos optar por alimentos com menos teores de sódio, de preferência sem gordura vegetal hidrogenada, que se transforma em gordura trans”, aconselha Adriana Ávila. Lílian Teixeira completa: “Na parte em que fica a descrição dos ingredientes, precisamos ficar de olho na quantidade deles que são artificiais”.

Escolha consciente: Hoje em dia é comum que a falta de tempo nos leve a recorrer aos fast foods e, apesar de estarem surgindo cada vez mais redes mais preocupadas com a qualidade do que oferecem (saladeiras, opções vegetarianas e veganas, etc), é preciso saber bem o que se está comendo. Adriana dá o pulo do gato: “Devemos checar se eles dispõem da ficha técnica dos produtos servidos, assim saberemos o valor nutricional do produto com as quantidades de calorias, proteína, gordura, gordura saturada, carboidratos, sódio, presença ou não de açúcar, e que tipo de óleo é utilizado no preparo”.

Mantenha-se informado: “Devemos ter cuidado com o que lemos, vemos e ouvimos, se a fonte é segura ou não, e – principalmente – com o que fazemos com a nossa alimentação e consequentemente com o nosso corpo e saúde, a partir dessas informações que recebemos”, aconselha Adriana. “A alimentação é o combustível para o nosso corpo. Se ninguém gosta de colocar combustível adulterado no seu carro, por que colocamos alimentos fora da qualidade no nosso corpo?”, encerra Liliam.

* Adriana Lúcia van-Erven Ávila é formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Nutrição em Cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração) e em Distúrbios Metabólicos e risco Cardiovascular pelo CEU (Centro de extensão Universitária).