Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Macarrão integral é melhor que o comum! Entenda por que fazer essa troca
Guia Culinário 11/06/2018

Macarrão integral é melhor que o comum! Entenda por que fazer essa troca

Macarrão é um alimento que possui diversas variações. Afinal, ele pode ser espaguete, gravata, fettuccine, penne, talharim, entre outros. Mas em vez de pensar nos seus tipos, que tal prestar mais atenção à sua massa? O macarrão integral possui todas as variações do convencional, com o benefício de ser mais nutritivo e ainda assim muito saboroso.

Macarrão integral ou comum: qual a diferença entre eles?

O que difere o macarrão comum do integral é a sua forma de preparo na fábrica. Isso porque o comum é feito a partir da farinha de trigo, que passa pelo processo de refinamento. O problema é que qualquer alimento que tenha essa característica teve boa parte de seus benefícios retirados em fábrica e possivelmente conservantes adicionados a ele. Já a massa integral é feita com trigo em sua forma integral, e por isso preserva características importantes desse cereal.

Macarrão integral é rico em vitaminas e minerais

Como seus nutrientes não são perdidos no refinamento, o macarrão integral possui boas quantidades de vitaminas do complexo B e minerais. Entre eles se destacam cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Isso significa que seu consumo ajuda a fortalecer ossos e dentes, dá mais energia para o corpo, atua na contração muscular e na transmissão nervosa e ainda auxilia no tratamento da pressão alta. Já quando falamos de complexo B nos referimos aos benefícios de uma série de vitaminas, mas de uma forma geral elas previnem doenças cardiovasculares, ajudam a dar energia, reduzem os níveis de colesterol ruim e melhoram a pressão sanguínea.

Massa integral tem fibras solúveis

Outra grande vantagem da massa integral é que ela possui boas quantidades de fibras solúveis. Um dos maiores benefícios dessa substância é ajudar a regular o sistema digestório, o que evita tanto a prisão de ventre quanto a diarreia. Além disso, com essa parte do corpo funcionando bem problemas como gases, que geram o inchaço corporal, deixam de existir. Elas também são consideradas aliadas das dietas de emagrecimento, já que dão saciedade e evitam o consumo compulsivo. Por fim, as fibras ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a controlar os de colesterol.

Possui carboidratos complexos

Não adianta se iludir achando que o macarrão integral é low carb porque ele possui praticamente a mesma quantidade de calorias que as presentes na versão tradicional. A grande diferença é que ingredientes integrais, além mais nutritivos, possuem carboidratos complexos, e não simples. Ok, mas qual a diferença entre eles?

Os simples são aqueles digeridos de forma mais rápida, o que eleva o índice glicêmico do organismo. Já os complexos, por terem a digestão mais lenta, fazem com que o metabolismo acelere e precise retirar energia dos lipídios, que são a gordura. Portanto, acabam indiretamente contribuindo para o processo de emagrecimento. É bom destacar que o macarrão integral não o fará perder peso, mas você quiser colocar uma massa na sua dieta seu consumo é muito mais indicado do que o do macarrão comum.