Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Carboidratos simples e complexos: entenda as diferenças entre eles
Guia Culinário 04/06/2018

Carboidratos simples e complexos: entenda as diferenças entre eles

Com a popularização da dieta low carb muita gente passou a acreditar que os carboidratos são os grandes vilões de quem está tentando perder peso ou simplesmente busca um estilo de vida mais saudável. Mas não é bem assim. Afinal, existem várias formas de perder aqueles quilos a mais, e optar por alimentos que possuam uma quantidade baixa de calorias é apenas uma delas. Se esse é o seu objetivo, saiba que um dos passos mais importantes é saber diferenciar os carboidratos simples dos complexos.

Carboidratos simples são aliados dos exercícios físicos

É impossível retirar todo e qualquer carboidrato de sua dieta, já que ele está presente em maior ou menor grau nos pratos que comemos diariamente. Inclusive, mesmo que isso fosse possível não seria benéfico ao organismo, já que eles ajudam o corpo a funcionar bem, promovendo bem-estar. O que pode ser feito é escolher o tipo a ser consumido, que pode se adequar mais ou menos ao seu objetivo com a dieta.

Os carboidratos simples, por exemplo, são mais indicados a pessoas que praticam exercícios, já que eles são digeridos de forma mais rápida. É bom lembrar que durante a prática esportiva o nosso corpo precisa de energia para se manter em movimento, e ela é retirada, neste caso, principalmente de carboidratos. Então seja o seu treino intenso ou não é importante ter uma alimentação rica nesses compostos, o que inclui lanches antes e depois dos treinos. Afinal, como os carboidratos simples são digeridos rapidamente eles fazem com que a pessoa sinta fome pouco tempo após o seu consumo.

Massas, como pães, pizzas e tortas, são um bom exemplo de alimentos ricos em carboidratos simples, assim como arroz, leite e derivados. A frutose, açúcar presente nas frutas, também entra nesse grupo, o que significa que sucos de uma forma geral são uma boa forma de consumir doce de forma saudável. Aliás, esse é um fator que não pode ser esquecido, pois ter uma dieta rica nesses carboidratos não significa ser saudável, já que eles estão presentes em grandes quantidades em alimentos processados, doces e refrigerantes. Também é bom lembrar que a rápida digestão eleva o índice glicêmico do organismo, e por isso é preciso ficar muito atento à quantidade ingerida diariamente.

Carboidratos complexos são mais indicados a quem faz dieta

De uma forma geral os carboidratos complexos são mais indicados para quem quer perder peso. Isso porque eles levam mais tempo para serem digeridos, o que produz aquela sensação de saciedade por mais tempo. Outra vantagem da digestão lenta é que o corpo precisa de mais energia para conseguir realizar o processo, e ele pode buscá-la nos lipídios, que são gorduras, favorecendo a perda de peso. Por fim, também são ricos em nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais, e por isso são mais indicados para quem quer se alimentar bem.

Os carboidratos complexos estão presentes, de uma forma geral, em uma alimentação mais saudável. Quer comer arroz e massa? Basta optar pela sua versão integral! Já o iogurte, embora seja derivado do leite, é considerado complexo, e não simples, quando é light. Também pertencem a esse grupo vegetais e leguminosas, como grão de bico e feijão. Quinoa, aveia, mandioca, inhame e batata-doce são outras opções muito indicadas.