Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dieta DASH para hipertensos: Como essa alimentação controla a pressão arterial?
Guia Culinário 22/02/2017

Dieta DASH para hipertensos: Como essa alimentação controla a pressão arterial?

Mais do que perder peso, uma dieta equilibrada consiste em deixar o organismo saudável, em bom funcionamento, e nutrido, para fortalecer o corpo e combater o desenvolvimento de doenças. Esse é o principal destaque da dieta DASH, um plano alimentar que tem como principal objetivo prevenir a hipertensão arterial através de alimentos saudáveis e sem grandes restrições!

DASH é uma sigla americana para “Dietary Approach to Stop Hypertension” (Abordagem dietéticas para parar a hipertensão). Segundo a nutricionista Sheila Basso, a dieta surgiu de estudos americanos com o intuito de diminuir os níveis da pressão arterial dos hipertensos, tendo também como consequência a perda de peso natural, já que a proposta consiste na diminuição do consumo de sódio, gordura saturada e colesterol:

“Em contrapartida, na dieta DASH, deve-se aumentar o consumo de legumes, vegetais e frutas, assim como cereais integrais, carnes magras e produtos lácteos com teor reduzido de gorduras. Desse modo os pesquisadores verificaram que ocorria além da diminuição da pressão arterial a perda de peso. Nesta proposta alimentar deve-se evitar ao máximo produtos industrializados que contém quantidades exageradas de sal, conservantes e açúcares”, explica a profissional.

Dieta DASH: Como funciona?

A Dra. Sheila Basso ressalta que a dieta DASH é um plano equilibrado e fácil de ser seguido, já que não há restrições alimentares e também não há controle de quantidades. A nutricionista explica como acontece o controle alimentar:

– Os carboidratos (integrais e frutas) devem ser responsáveis por 55% das calorias diárias, 18% referente ao consumo de proteínas (frango, peixes e ovos) e 27% de gorduras saudáveis (Insaturadas – azeite e castanhas).

– A ingestão de sódio não deve ultrapassar 1500mg neste plano alimentar o que seria equivalente a 3,5 gramas de sal de cozinha = 3 sachês de 1 grama divididos ao longo do dia.

– O consumo de fibras deve ser de 30 gramas por dia, para isso o indivíduo deve trocar os cereais, pães e massas por suas versões integrais a fim de manter um funcionamento intestinal adequado e o equilíbrio na glicemia e consequentemente a menor produção de gordura localizada.

Quais as vantagens da dieta DASH?

Além da sua proposta de reduzir os níveis da pressão arterial, a dieta DASH ajuda a intensificar o consumo de alimentos naturais e mais saudáveis, ajudando a proporcionar um bem-estar geral ao nosso organismo, favorecendo a perda de peso de maneira equilibrada e sem restringir tanto o consumo de determinados alimentos:

“O que ela preconiza é a troca de alimentos gordurosos por alimentos frescos – frutas, legumes e verduras – que as pessoas deixaram de consumir ao longo dos anos, substituindo por alimentos industrializados, pacotinhos cheios de açúcar, gorduras e sal”, analisa Sheila Basso.

Restrições e cuidados com o plano alimentar

Assim como toda e qualquer dieta, você deve procurar a ajuda de um nutricionista para fazer as recomendações necessárias. Além disso, por ser uma dieta direcionada à redução da pressão arterial, a sua prática deve ser recomendada pelo médico:

“É importante ressaltar que essa dieta pode trazer prejuízos às crianças, gestantes e idosos, pois estes pertencem ao que chamamos de ‘grupo de risco’ uma vez que precisam de mais nutrientes e possuem um metabolismo diferente de pessoas adultas. O crescimento e o desenvolvimento podem ser prejudicados caso esta dieta seja realizada sem acompanhamento”, alerta a nutricionista.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).