Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gorduras boas ou ruins? Saiba como identificá-las em sua alimentação
Guia Culinário 02/05/2016

Gorduras boas ou ruins? Saiba como identificá-las em sua alimentação

Se você é daqueles que pensa que cortando totalmente a gordura da dieta estará fazendo um bem ao seu organismo, entenda: existe gordura que faz bem e é de suma importância ao nosso corpo! Alguns alimentos que são ricos em “gorduras boas”, são fundamentais para a sensação de bem-estar e fortalecimento corporal e devem fazer parte em nossos hábitos alimentares.

De acordo com a nutricionista Kely Ferreira, as gorduras boas são aquelas de origem vegetal, insaturadas, e que são encontradas em: óleo de coco, azeite de oliva, castanha de caju, nozes, amendoim, abacate (apesar de calórico é rico em gordura insaturada) e salmão. “Essa gorduras boas são fontes de ômega 3 e 6, que tem como vantagem a redução do colesterol ruim (lDL), e o aumento do colesterol bom (HDL), auxilia na prevenção cardíaca e metabólica. Ajuda a emagrecer, pois dá uma maior sensação de saciedade e ajuda na absorção de vitaminas.” destaca a profissional.

Como identificar e separar as gorduras boas das gorduras ruins?

E claro, por sua vez, existem as temidas “gorduras ruins”, que são de origem animal, saturadas, e as trans que são modificadas e encontradas em alimentos processados. Mas como saber discerni-las e evitar o seu consumo? A Dra. Kely Ferreira explica: “A melhor forma de identificar é ler o rótulo, que por lei, tem que vir especificando as gorduras.”, ressalta a profissional.

Um bom exemplo para evitar o consumo dessas gorduras é o leite. É recomendado o consumo de 3 a 4 copos de leite por dia, devido aos diversos benefícios que o alimento traz para o organismo. O leite de vaca tem origem animal, logo, possui gorduras ruins. A saída é optar pelo leite desnatado, que possui a mesma composição do leite integral, mas sem gordura.

Vale ressaltar que muitos produtos em que estão escritos “zero gordura trans”, não significa, necessariamente, que podem ser consumido em excesso. Geralmente, as indicações de zero gordura são para as porções indicadas no pacote. Por causa disso, consulte o seu nutricionista antes de adicionar à sua alimentação.