Comer para emagrecer: Como podemos perder peso sem abrir mão da alimentação?

Perder peso de maneira equilibrada, mas, sem abrir mão de comer bem é um sonho cada vez mais real na vida de quem se dedica às dietas de emagrecimento. O segredo está na escolha certa do cardápio e na hora que devemos ingerir certos alimentos. Descubra quais são os ingredientes que não podem ficar fora da sua alimentação para ter uma perda de peso saudável, natural e sem muitas restrições!

Nada de dietas da moda ou produtos que prometem um "emagrecimento milagroso", perder peso se alimentando da maneira correta é investir em uma reeducação alimentar e adaptar o organismo a essa nova fase. Segundo a nutricionista Mariane Valpassos, alterar sua alimentação e incluir alimentos que agreguem nutrientes para o bem-estar do nosso corpo é de suma importância para um emagrecimento saudável:

"A melhor maneira de perder peso é saber fazer escolhas saudáveis sempre, para que se torne um estilo de vida saudável e não apenas uma dieta da moda. A reeducação alimentar consiste em mudar os hábitos, incluindo alimentos mais saudáveis e nas devidas quantidades. Isso varia de acordo com cada pessoa. É importante observar os gostos de cada um, para que a nova alimentação proporcione prazer em cada refeição", explica a profissional que destaca os alimentos que não podem ficar de fora do seu dia a dia:

5 Alimentos para um emagrecimento saudável

1 - Frutas: Banana, maçã, morango, pera ou qualquer outra fruta de sua preferência irá agregar vitaminas A, do complexo B, C e outros nutrientes que ajudam a manter o seu organismo saudável. Além disso, as frutas são ricas em fibras alimentares, que proporcionam saciedade, evitam a gula e favorecem um emagrecimento saudável. Experimente comer uma fruta 30 minutos antes da refeição principal (almoço ou jantar), assim também reduzirá a quantidade de comida ingerida.

2 - Verduras: As folhas (couve, espinafre, alface, por exemplo) devem sempre estar presente nas refeições ou lanches, além de fornecerem poderosos antioxidantes que protegem o nosso corpo e o mantém saudável, livre das enfermidades. Também são fontes de fibras que, não só proporcionam saciedade, mas beneficiam o trânsito intestinal, tornando-os saudáveis, funcionando de maneira correta e prevenindo a constipação.

3 - Linhaça: Um dos alimentos mais consumidos por quem deseja emagrecer ou seguir uma dieta saudável, a semente de linhaça é extremamente versátil e nutritiva. Rica em "gorduras boas", fibras e minerais como potássio, cálcio e ferro, o grão ajuda a manter o organismo em dia com a saúde, acelera o metabolismo e favorece o emagrecimento saudável. A linhaça pode ser acrescida em sucos, vitaminas, saladas e iogurtes.

4 - Chia: Com efeito desintoxicante, o pequeno grão é responsável por limpar o nosso organismo, eliminando as toxinas acumuladas durante o tempo. Além disso, durante o seu consumo, a chia proporciona saciedade, diminuindo o consumo de alimentos nas principais refeições. A semente é totalmente adaptável, seja em preparações doces ou salgadas, a chia acrescentará diversos benefícios à sua saúde.

5 - Aveia: A tradicional aveia não poderia estar fora da lista de alimentos que favorecem o emagrecimento, seja em forma de farinha ou em flocos, ela completará as suas refeições proporcionando saciedade, por ser altamente rica em fibras alimentares. A aveia também é responsável por fortalecer o sistema imunológico deixando o nosso corpo livre de doenças e bactérias e pode ser acrescida em frutas, vitaminas e saladas.

Evite alimentos industrializados para um emagrecimento saudável

Segundo Mariane Valpassos, os alimentos industrializados não acrescentam nutrientes suficientes para uma reeducação alimentar, além de conterem diversos conservantes que podem prejudicar a saúde. Por isso, optar por produtos mais naturais possíveis só vai acrescentar substâncias que vão favorecer o emagrecimento.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Vitamina A, Vitamina C

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