Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia das mães: Prepare um menu especial e saudável para este almoço!
Guia Culinário 06/05/2015

Dia das mães: Prepare um menu especial e saudável para este almoço!

O dia das mães acontece nesse próximo domingo, 10 de maio, e, para fugir das filas de restaurantes, e de uma má alimentação fora de casa, que tradicionalmente lotam durante o final de semana, nada melhor do que reunir toda a família para celebrar a data com uma mesa farta, deliciosa e altamente saudável para um momento inesquecível. Para isso, procuramos a chef Bibi Aires, sócia da etiqueta gourmet “Bibi Joe’s'”, especializada em alimentos saudáveis, para apresentar boas opções de pratos à base de alimentos orgânicos para um almoço saboroso e amplamente nutritivo.

O nosso cardápio traz um prato bem dividido, separado em entrada, prato principal e uma sobremesa de dar água na boca! Confira!

Prato de Entrada: “Mini Berinjela recheada com shitake”

Ingredientes:

– 8 berinjelas mini
– 1 cebola orgânica
– 4 tomates orgânicos
– 8 shitakes grandes
3 dentes de alho (prefira o brasileiro)
– Azeite de oliva
– Sal a gosto
– 200gr de queijo parmesão fresco ralado

Modo de preparo:

Retire a pele dos tomates e corte em cubos; refogue a cebola em cubos com azeite, acrescente os tomates e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos. Corte os shitakes em tiras finas e refogue com um fio de azeite e o alho amassado. Misture o shitake no molho e reserve.

Montagem:

Corte as berinjelas ao meio e com uma colher de café retire um pouco do miolo do alimento. Deixe-as de molho em 1 litro de água, com 1 suco de limão e 1 colher de sal, enquanto você unta um refratário. Coloque o molho de shitake em cada uma das metades da berinjela e cubra com queijo ralado. Leve ao forno a 180º por 40 minutos até que as berinjelas fiquem macias e douradas em cima. Sirva com um pão italiano e azeite.

Acompanhamento: “Salada de quinoa com guacá de camarões”

Ingredientes:

– 200gr de quinoa branca
– 1 abacate pequeno
– 300gr de camarão limpo e sem casca
– 4 dentes de alho
– 1 cebola roxa
– 4 colheres de azeite
– 1 limão siciliano
– 1 maço de coentro
– Sal a gosto
– 1 pimenta dedo de moça pequena

Modo de preparo:

Cozinhe a quinoa em fogo baixo por 20 minutos ou até que fiquem cozidas e reserve. Raspe a casca do limão siciliano e reserve. Em uma frigideira, refogue o alho e junte o camarão em fogo alto; deixe o camarão dourar e finalize com as raspas de limão e reserve. Corte o abacate e a cebola roxa em cubos, tempere com o suco de limão, o azeite, sal e a pimenta dedo de moça, cortadas em pequenos pedaços. Misture com o camarão e o guacá e sirva fria.

Prato Principal: “Nhoque de fava branca com banana da terra”

Ingredientes:

– 250 g de fava (bem cozida)
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva
– 1 colher de café de nós moscada
– ½ colher (chá) de sal marinho
– 4 bananas da terra (cozidas)
– 1 xícara (chá) de farinha de arroz

Molho pesto:

– 1 maço de manjericão
– ½ maço de salsinha
– 1 dente de alho
– ½ xícara (chá de nozes)
– 1//3 xícaras (chá) de azeite de oliva
– 1 colher (chá) de sal marinho

Molho de tomate:

– 6 tomates grandes italianos maduros.
– 1 cebola pequena
– 3 dentes de alho
– 1 colher (chá) de açúcar
– sal a gosto
– 1 colher de azeite

Modo de preparo:

Nhoque:

Preaqueça o forno a 200º C. Cozinhe a fava branca na panela de pressão por 40 minutos, até que fiquem desmanchados. Cozinhe a banana da terra por 30 minutos e água. Faça um purê de favas com a banana no processador. Tempere com sal, azeite e a noz-moscada. Adicione a farinha de arroz aos poucos até formar uma massa consistente. Coloque uma pitada de sal. Separe a massa em pequenas porções e abra a massa em forma de nhoque. Coloque uma panela no fogo com água, sal, um fio de azeite e deixe ferver. Adicione o nhoque e retire assim que ele emergir.

Molho pesto:

Adicione as folhas, alho, nozes e sal no processador e triture bem. Acrescente o azeite aos poucos até virar uma pasta. Pode servir com massa integral, pão ou bolachas.
Molho de tomate: Retire a pele e as sementes do tomate e corte-os em cubos. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite; acrescente os tomates e deixe-os desorar. Coloque o açúcar para tirar a acidez, tempere com sal e deixe cozinhar por 20 minutos.
Montagem: Numa travessa coloque o nhoque e regue com azeite. Coloque o molho de tomate primeiro e depois o molho pesto.

Sobremesa: “Bolo orgânico de cenoura com calda de chocolate”

Ingredientes:

Massa do bolo:
– Copos de farinho de trigo integral orgânica;
– 2 e ½ copos de açúcar mascavo orgânico;
– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
– 1 colher (sobremesa) de canela em pó;
– 1 colher (chá) de sal marinho;
– ½ copo de água;
– 4 ovos orgânicos
– 1 e ½ copo de óleo de coco (ou de milho, soja, girassol) orgânico
– 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
– 1 colher de café
– 2 copos de cenoura orgânicas raladas
– 1 copo de amêndoas picadas
– ¼ de copo de uvas-passas

Calda de chocolate:
– ¾ de copo de cacau em pó orgânicos
– 1 copo de açúcar mascavo
– 200 ml de água fria
Modo de preparo:

– Massa do bolo:

Preaqueça o forno a 180º C. Unte a forma de 30 centímetros de circunferência com óleo; misture 2 colheres de farinha com 2 de açúcar cristal orgânico e unte sua forma. Em uma tigela, misture os ovos, a água, óleo e a baunilha. Misture os líquidos no “mix” da farinha, delicadamente. Adicione a cenoura ralada e as passas. Continue a misturar até ficar tudo bem incorporado. Leve ao forno preaquecido por 40 minutos até que o bolo se afaste da lateral da forma e esteja firme ao toque. Deixe esfriar e desenformar. Retire da forma, faça furos com um garfo e despeje a calda de chocolate para que ela penetre dentro do bolo.

– Calda:

Aqueça a água numa panela de fogo médio. Mexa bem. Adicione o cacau e o açúcar mascavo. Misture bem até levantar fervura. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por um tempo até que dê ponto de calda.