Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Descubra 6 alimentos que auxiliam no funcionamento da tireoide
Guia Culinário 13/05/2015

Descubra 6 alimentos que auxiliam no funcionamento da tireoide

Apesar de ter “apenas” uma função específica, o iodo é um micronutriente que realiza trabalho essencial para o corpo humano: a síntese dos hormônios tireoidianos. Ou seja, esse mineral, encontrado no solo e em proporções variadas, auxilia a glândula tireoide, localizada no pescoço, na frente dos anéis da traqueia, entre o pomo de Adão e a base do pescoço e pesa entre 15 e 25 gramas no adulto. Ela é a responsável por produzir hormônios fundamentais ao equilíbrio do organismo e à manutenção de uma vida saudável.

Esses hormônios, por sua vez, têm dois importantes papéis: atuam no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia (metabolismo basal, principalmente na temperatura do corpo), sendo imprescindíveis para o trabalho de vários órgãos como o coração, fígado, rins e ovários. A Drª Cláudia Maranhoto, dietista do site centrovegetariano , ressalta a necessidade de incorporar o iodo à alimentação.

“O Iodo é um mineral cuja necessidade é negligenciada ao ponto de 46% das nossas crianças e 80% das nossas grávidas exibirem valores baixos. Este é um nutriente de extrema importância para o correto funcionamento da tiróide, uma glândula que gere a produção de hormonas fundamentais ao organismo. Assim como o ômega 3, a sua deficiência acarreta consequências graves para o desenvolvimento intelectual das crianças, pode provocar atrasos mentais severos, atrasos no desenvolvimento, e para os adultos, situações como depressão, problemas de pele, queda de cabelo, infertilidade, etc, são algumas das consequências”, disse.

No Brasil, o Ministério da Saúde exige a iodatação do sal, assegurando as condições legais, administrativas e operacionais para a aplicação sistemática da medida, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária -Anvisa-e com o setor produtivo salineiro. Desde o estabelecimento da obrigatoriedade de adição da substância no sal, na década de 50, órgão governamental realizou quatro pesquisas para avaliar o impacto desta intervenção no país, sendo registrada uma significativa redução nas prevalências de bócio-hipertrofia da glândula tireoide-(20,7% em 1955; 14,1% em 1974; 1,3% em 1984; e 1,4% em 2000).

Alimentos – As principais fontes alimentares para obtenção de iodo são especialmente produtos marinhos, como peixes, mariscos, algas, e em algumas quantidades específicas de leite, ovos e vegetais e frutas, dependendo do solo onde são cultivados ou de animais que foram alimentados com rações que continham o nutriente. No caso dos vegetarianos e veganos, é importante que o consumo de algas passe a ser uma prática comum, com os devidos cuidados para evitar excessos.

“Mas para além destes fatores e julgo que de primordial importância, é a diversificação alimentar, só assim, poderemos tentar obter iodo de diversos alimentos, uma vez que as suas concentrações são tão variáveis, mesmo entre o mesmo alimento, só assim não consumimos alimentos de forma excessiva e assim garantimos o aporte de outros minerais e vitaminas também importantes nas reações metabólicas levadas a cabo pelas hormonas da tiroide”, enfatizou Cláudia.

Seis alimentos ricos em iodo

Algas marinhas: são fontes riquíssimas de iodo e ainda oferecem uma quantidade considerável de selênio, nutrientes fundamentais para a produção de hormônios pela tireoide.

Peixes: O iodo existente na água salgada do mar e que é absorvido pelos peixes que vivem nela é um micronutriente indispensável ao bom funcionamento da tireoide.

Óleo de peixe: Assim como as algas, o óleo de peixe também é rico em iodo. As melhores opções são: salmão, sardinha e atum. O nutriente também pode ser encontrado em opções vegetais, como a chia e a linhaça.

Leite e derivados: Cálcio, vitamina D, vitamina A e iodo são os principais nutrientes presentes no leite. A quantidade diária recomendada é de três porções, podendo ser um copo de leite no período da manhã, um iogurte à tarde e duas fatias de queijo branco no fim do dia.

Gema do ovo: A quantidade de iodo presente no alimento também é importante para a produção de hormônios pela tireoide. Além disso, a gema apresenta carotenoides (responsáveis pela cor amarelo alaranjada), também importante para a glândula.

Morangos: Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo. Uma xícara de morangos contém 12,96 mcg de iodo ou 8,6% da RDA (Recursos: Descrição e Acesso).

Produtos relacionados