Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Medindo as calorias: Entenda como funciona o cálculo nutricional dos alimentos
Guia Culinário 24/06/2015

Medindo as calorias: Entenda como funciona o cálculo nutricional dos alimentos

Você sabe o que é caloria? Muita gente foge dela por acreditar que não faz bem à saúde, mas poucos realmente conhecem o que significa a importância de sua quantidade em nosso organismo e, tampouco, o quanto representa os seus valores em cada alimento que ingerimos nas dietas mais eficazes do nosso dia a dia. O site norte-americano “wiseGEEK” fez, recentemente, um estudo para apontar essas medidas e proporcionar um maior entendimento sobre o tema.

Cientificamente, caloria é o nome dado para a medida que expressa o valor energético de determinada atividade ou alimento. Contudo, por não pertencer ao Sistema Internacional de Unidades, sua história nem sempre foi constante ou exata. Após várias tentativas de padronizá-la, o “Bureau Internacional de Pesos e Medidas”, responsável pela convenção do metro e do Sistema Internacional de Unidades, decidiu atribuir o valor de 4,1868 J (joules) a 1 caloria. Com isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda, para manter um peso estável, que cada pessoa deve ingerir uma média de 2.000/2.500 calorias por dia.

Entendendo o que são as calorias

É necessário entender que ao se referir à caloria, o indivíduo alude ao valor energético de um determinado alimento. As calorias são a energia contida nos alimentos, portanto, indispensáveis para a manutenção da vida, sendo usadas para funções como a digestão, respiração e força e vitalidade. Em diferentes quantidades, todos os alimentos possuem calorias. Carnes gordas e laticínios possuem mais calorias do que frutas como a maçã, por exemplo. Já a não ingestão de calorias adequadas para as atividades regulares pode levar a problemas como fraqueza, deficiência vitamínica, falta de concentração, entre outros que afetam a qualidade de vida.

“Para falar de calorias, precisamos entender o conceito de balanço energético, que é o equilíbrio entre o que ingerimos e o que gastamos. Diversos tipos de nutrientes podem gerar calorias, como proteínas, carboidratos e gorduras, por isso, o consumo balanceado dessas três fontes mantém você dentro ou fora de um peso saudável. Todo esse processo chamamos de balanço energético que, quando positivo, nos causa ganho de peso, e se negativo, o emagrecimento. Essas medidas são relativas à idade, sexo, atividade física, ou se está com alguma doença”, explicou a nutricionista Caroline Codonho.

Valor calórico dos alimentos

Para consolidar as pesquisas a publicação pegou em diferentes alimentos o mesmo prato, a quantidade necessária de cada alimentos para chegar ao valor de 200 calorias. Veja o que representam visualmente essa medida e ganhe uma ajuda preciosa na hora de escolher e diversificar a sua refeição.

Brócolis – 200 calorias de brócolis equivalem a 588 gramas do alimento

Maçã – 200 calorias de maçã equivalem a 385 gramas do alimento

Aipo – 200 calorias de aipo equivalem a 1425 gramas do alimento

Manteiga – 200 calorias de manteiga equivalem a 28 gramas do alimento

Kiwi – 200 calorias de kiwi equivalem a 328 gramas do alimento

Fibra de cereal – 200 calorias de fibra de ceral equivalem a 100 gramas do alimento

Ovos – 200 calorias de ovos equivalem a 150 gramas do alimento

Cenoura Baby – 200 calorias de cenoura baby equivalem a 570 gramas do alimento

Mini Pimentões – 200 calorias de mini pimentões equivalem a 740 gramas do alimento

Barrinha de chocolate – 200 calorias de barrinha de chocolate equivalem a 41 gramas do

alimento