Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como combater problemas renais com uma alimentação saudável? Descubra
Guia Culinário 23/01/2018

Como combater problemas renais com uma alimentação saudável? Descubra

Os nossos rins, se pensarmos de uma maneira figurativa, podem ser considerados grandes filtros do nosso organismo. Localizados na parte de trás do abdômen, eles possuem a função de limpar do sangue as impurezas do corpo e, por isso, precisam estar sempre regulados e a pleno vapor. Para isso, seguir um plano alimentar saudável é primordial. Alguns ingredientes, principalmente os alimentos 100% naturais e com propriedades antioxidantes são recomendados para prevenir e fortalecer a saúde desses órgãos vitais.

De acordo com uma publicação recente da “Associação Americana de Doentes Renais”, seguir a pirâmide alimentar de maneira correta é essencial para a saúde dos nossos rins. Além disso, algumas simples trocas saudáveis no dia a dia, também podem favorecer o equilíbrio e o bom funcionamento desses órgãos. Segundo a entidade, uma substituição inicial deve ser o consumo de proteínas vegetais ao invés das animais, pois elas deixam a nossa urina menos ácida, prevenindo o acúmulo de cristais de ácido úrico no corpo, que podem se transformar nas temidas pedras nos rins.

5 alimentos bons para a saúde dos rins

– Pistache: Esse pequena semente, pertencente do grupo das oleaginosas, é uma das maiores fontes de proteínas vegetais de todas. Por ser extremamente energética, ela também tem a capacidade estimular ações do organismo, principalmente as funções metabólicas, favorecendo o trabalho constante dos rins.

– Repolho: Fonte natural de vitaminas, esse vegetal possui baixo teor de potássio, sendo uma ótimo aliado para a prevenção de problemas renais. Consumir o repolho cru acompanhando saladas, por exemplo, é um ótimo complemento para a dietas de diálise.

– Frutas vermelhas: Morango, framboesa, mirtilo, cereja… Todas as “red berries” são bastante funcionais para o bom trabalho dos rins. Isso acontece pela grande concentração de agentes antioxidantes encontrados nessas pequenas frutas.

– Cereais integrais: Grandes fontes de fibras alimentares, esses alimentos têm a capacidade de eliminar resíduos no organismo. Assim, o consumo regular de cereais ajuda a diminuir a retenção de líquidos, desintoxicando os rins.

– Batatas: Pode ser a tradicional batata inglesa ou a batata doce, não importa. Esses tubérculos, são alimentos repletos de vitaminas e minerais que ajudam a combater os cálculos renais. O amido, substância encontrada em grande quantidade nesses vegetais, também auxilia nas funções renais, purificando o órgão. Uma boa dica é ferver as batatas com casca, que é uma rica fonte de fibras alimentares.

Como prevenir problemas renais? Descubra com 8 hábitos saudáveis

  • Pratique atividades físicas regulares (pelo menos 30 minutos por dia;
  • Evite o excesso de sal, carne vermelha e gorduras;
  • Controle o IMC, Índice de Massa Corporal;
  • Controle a pressão arterial, o colesterol e as taxas de glicose no sangue;
  • Não fume e nem abuse de bebidas alcoólicas;
  • Evite o uso de remédios anti-inflamatórios não hormonais;
  • Mantenha o corpo sempre hidratado;
  • Faça exames médicos anuais para medir a dosagem de creatinina no sangue e análise de urina.

Prevenção de doenças renais deve começar desde a infância

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), apesar de serem raras, as doenças renais crônicas podem atingir crianças, agravando o desenvolvimento do organismo infantil. “O tratamento é complexo e trabalhoso. Por isso, incentivar hábitos de vida saudáveis e buscar informações sobre os fatores de risco e os mecanismos de prevenção da doença renal se torna tão importante”, alertou a entidade.