Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas com batata-doce: Veja 8 opções deliciosas para sua alimentação saudável
Guia Culinário 03/11/2017

Receitas com batata-doce: Veja 8 opções deliciosas para sua alimentação saudável

Quando o assunto é batata-doce, seja roxa ou branca, as possibilidades culinárias desse alimento são tão grandes quanto os seus incríveis benefícios para a saúde. O ingrediente, sempre associado às dietas de emagrecimento e fortalecimento dos músculos, é extremamente versátil, saboroso e, nutricionalmente falando, ideal para manter o organismo regulado e livre de enfermidades. Por isso, veja 8 opções de receitas saudáveis para você incluir a batata-doce de diferentes formas no seu dia.

Pertencente da família dos tubérculos, um subgrupo dos vegetais, a batata-doce é um alimento saudável, rico em carboidratos complexos e que fornece energia para o corpo sem aumentar os níveis de açúcar no sangue, sendo recomendado também para as refeições de pessoas diabéticas. Além disso, o ingrediente é fonte de vitaminas A e C, substâncias que ajudam a proteger o sistema imunológico saudável e melhorar a saúde dos olhos, prevenindo, por exemplo, a degeneração macular.

Confira 8 receitas rápidas e práticas para você utilizar a batata-doce na sua alimentação

1. Purê de batata-doce com legumes grelhados

O tradicional purê de batatas ganha uma versão saudável e muito saborosa. Feito de batata-doce e acompanhado de legumes grelhados, essa receita é uma opção perfeita para pratos principais. Livre de glúten, o prato é perfeito para os intolerantes à substância.

Ingredientes

3 unidades de batata-doce orgânica Taeq

Sal e pimenta a gosto

4 colheres (sopa) de requeijão light com fibras Taeq

¼ de xícara (chá) de queijo minas padrão light Taeq, ralado

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem Taeq

1 colher (sobremesa) de sumo de gengibre orgânico Taeq

100g de tomate sweet grappe orgânico Taeq, cortados ao meio

1 abobrinha italiana orgânica Taeq, cortada em cubos

1 cebola orgânica Taeq, cortada em cubos

Alecrim picado

Cozinhe as batatas com casca na água até ficarem macias. Em seguida, escorra toda a água e reserve 1 xícara. Passe as batatas no espremedor ainda quente. Coloque em uma panela, misture a água reservada, o requeijão light, o queijo ralado fino e o sal. Leve ao fogo até misturar todos os ingredientes e ficar bem cremoso. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e grelhe os legumes. Para temperar utilize o sumo de gengibre, o sal, a pimenta e as ervas. Para finalizar o prato, distribua o purê bem quente em travessas e, por cima, coloque os legumes quentes. Sirva em seguida.

2. Nhoque de batata-doce com espinafre e peito de peru

Para quem não resiste à massa naquele almoço especial de domingo, essa receita vai te surpreender. A batata-doce se torna um nhoque saudável, cheio de fibras e proteínas necessárias para o nosso bem-estar. A receita ainda é extremamente prática, ocupando apenas 60 minutinhos do seu tempo do fim de semana.

Ingredientes

3 unidades de batata-doce orgânica Taeq

4 colheres (sopa) de ricota esfarelada

1 colher (sopa) de queijo Minas Padrão light Taeq, ralado

Farinha de trigo integral, suficiente para dar ponto (aproximadamente 3/4 xícara de chá)

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem Taeq

1 pacote de espinafre picado congelado Taeq

1 pacote de peito de peru light Taeq, picado

1 pote de queijo tipo cottage light Taeq

Sal e pimenta a gosto

100g de queijo mussarela light Taeq, ralado

Cozinhe as batatas na água com um pouco de sal até ficarem macias. Escorra e ainda quente, passe no espremedor. Coloque em uma tigela, espere esfriar e misture a ricota, o queijo, e a farinha de trigo integral aos poucos para dar ponto. Enrole a massa, corte os nhoques e cozinhe na água fervente com um pouco de sal por aproximadamente 2 minutos. Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure o alho e acrescente o espinafre descongelado, o peito de peru e o queijo cottage. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Em frigideira antiaderente aqueça um fio de azeite e doure os nhoques. Acrescente o espinafre e sirva salpicado com a mussarela ralada.

3. Chips de abobrinha e batata-doce

Seja como petisco ou lanche, os chips saudáveis são aquelas opções irresistíveis para quem não quer abrir mão da dieta e comer um lanchinho diferente. Fonte de vitamina A, esse aperitivo ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico e beneficia a saúde dos olhos. Experimente esta receita!

Ingredientes

2 unidades de abobrinha orgânica Taeq

2 unidades de batata-doce orgânica Taeq

Azeite extravirgem Taeq

Sal e pimenta a gosto

2 colheres (sopa) de suco de laranja orgânico Taeq

2 colheres (sopa) de geleia diet de laranja Taeq

1 pitada de sal

1 fio de azeite extravirgem Taeq

Pimenta a gosto

Raspas de limão orgânico Taeq

2 colheres (chá) de mostarda

Preaqueça o forno a 180°C. Lave, seque e descasque as abobrinhas e as batatas-doces. Passe os legumes pelo fatiador de legumes. Espalhe as fatias (uma ao lado da outra) em uma assadeira antiaderente grande. Tempere com um fio de azeite, o sal e a pimenta. Asse durante 15 minutos, até secar. Retire do forno e deixe esfriar. Misture bem todos os ingredientes do molho. Sirva os chips com o molho de laranja.

4. Canapé de massa de batata-doce com espinafre

Vai receber uns convidados em casa e está em dúvida do que servir? Então se surpreenda com esta receita! Mais uma vez a dupla de batata-doce e espinafre se juntam para trazer sabor e nutrientes, além de possuir pouquíssima gordura, sendo essencial para quem deseja perder uns quilinhos.

Ingredientes

1 xícara (chá) de batata-doce orgânica Taeq, cozida e espremida

1 gema de 1 ovo orgânico Taeq

1 colher (sopa) de requeijão light com fibras Taeq

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral

Sal e pimenta a gosto

1 colher (sopa) de azeite extravirgem Taeq

1 unidade de cebola orgânica Taeq, pequena e picada

2 unidades de tomate orgânico Taeq, cortados em cubos grandes

150g de espinafre picado congelado Taeq, descongelado e escorrido

1 colher (chá) de mostarda

Sal e pimenta a gosto

2 colheres (sopa) de pasta de queijo tipo cottage light Taeq

Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa até obter uma mistura homogênea. Em seguida, unte uma assadeira e forre com papel manteiga. Divida a massa em 6 porções iguais. Disponha cada porção formando círculos de massa sobre o papel manteiga e leve para assar no forno pré – aquecido até dourar. Reserve.

Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite extravirgem e doure a cebola. Em seguida, acrescente o tomate e o espinafre. Tempere com o sal, a pimenta e a mostarda. Desligue o fogo e junte a pasta de queijo tipo cottage. Disponha sobre os círculos de massa e sirva em seguida.

5. Caldo de frango com legumes e batata-doce

Sabe aquela receita da vovó de canja de galinha irresistível? Ela ganha uma versão saudável e é aprimorada com a batata-doce, incluindo ainda mais proteínas à preparação. O vegetal ainda acrescenta uma quantidade de carboidratos saudáveis, que são facilmente absorvidos pelo organismo, se transformando em energia para o corpo.

Ingredientes

½ pacote de filé de peito de frango congelado Taeq, temperado a gosto, cozido e desfiado em lascas grandes

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem Taeq

1 cebola orgânica Taeq

1 colher (café) de páprica picante

1 lata de tomate pelado

Sal e pimenta a gosto

400ml de caldo caseiro de legumes orgânicos Taeq

2 batatas doces orgânicas Taeq, cortadas em cubos

1 xícara (chá) de ervilha congelada Taeq

Salsa para decorar

Em uma panela, aqueça o azeite extravirgem e doure a cebola junto com a páprica. Em seguida, misture o tomate pelado, cortado em pedaços grandes, com o caldo, um pouco de sal e a pimenta. Junte o caldo de legumes e as batatas. Deixe cozinhar até as batatas ficarem macias, junte o frango e as ervilhas e cozinhe por mais 5 minutos. Para finaliza, salpique as folhas de salsa e sirva em seguida, bem quente.

6. Salada de batata-doce, queijo, nozes e sálvia

Uma boa entrada tem um lugar especial em uma alimentação saudável, não é mesmo? Afinal, ela é a responsável por promover a saciedade e impedir que comamos mais do que o necessário no prato principal. Fonte de cálcio, a salada de batata-doce, queijo, nozes e sálvia, se torna também uma aliada da saúde muscular e óssea, mantendo-os saudáveis e fortalecidos.

Ingredientes

2 unidades de batata-doce orgânica Taeq

100g de queijo minas frescal orgânicoTaeq, picado grosseiramente

50g de nozes quebradas

Folhas de sálvia

Sal e pimenta a gosto

1 colher de (sobremesa) de mostarda Dijon

¼ de xícara (chá) de suco de limão orgânico Taeq

1 colher (sopa) de azeite extravirgem Taeq a gosto

1 colher (sopa) de mel silvestre orgânico Taeq

Lave as batatas e corte em barcas. Cozinhe na água fervente com um pouco de sal até ficarem macias, porem sem desmanchar. Coloque em uma assadeira e regue com um fio de azeite. Asse no forno até dourarem. Em uma saladeira, coloque as batatas, o queijo, as nozes e as folhas de sálvia.

Molho: Misture bem o sal, a pimenta, a mostarda, o suco de limão o azeite e o mel. Regue a salada com o molho.

7. Baked potato de batata-doce

Embora o nome não seja tão popular, a receita trata-se da famosa e suculenta batata recheada, porém, em uma versão saudável. Nessa composição, utilizamos a batata-doce e recheamos com iogurte e queijo minas frescal, dois ingredientes com baixa quantidade de gordura e uma boa quantidade de carboidratos, tornando o prato ideal para uma dieta equilibrada.

Ingredientes

2 unidades grandes de batata-doce orgânica Taeq

Sal e pimenta a gosto

1 fio de azeite extra virgem orgânico Taeq

4 colheres (sopa) de queijo minas frescal orgânico Taeq, ralado

1 pote de iogurte natural desnatado Taeq

1 colher (sopa) de suco de limão orgânico Taeq

Cebolinha orgânica Taeq, picada a gosto

Coloque o iogurte em uma peneira forrada com papel toalha e deixe na geladeira por 2 horas no mínimo. Lave as batatas, embrulhe no papel alumínio e asse no forno preaquecido a 220ºC até que as batatas fiquem bem macias. Retire do papel alumínio, faça um corte na transversal das batatas. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Recheie com o queijo branco e por cima coloque algumas colheradas de iogurte, temperado com o limão, sal, pimenta e azeite. Salpique a cebolinha e sirva em seguida.

8. Creme de batata-doce com alho-poró

Praticidade e sabor em apenas uma receita. Em 40 minutinhos, a união de batata-doce e alho-poró trará uma explosão de sabores para sua alimentação. Rica em vitamina A e fonte de carboidratos, a receita vai ajudar a tornar o seu dia mais energético e garantir um fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

Ingredientes

2 unidades grandes de batata-doce orgânica Taeq

Sal e pimenta a gosto

1 fio de azeite extra virgem orgânico Taeq

4 colheres (sopa) de queijo minas frescal orgânico Taeq, ralado

1 pote de iogurte natural desnatado Taeq

1 colher (sopa) de suco de limão orgânico Taeq

Cebolinha orgânica Taeq, picada a gosto

Coloque o iogurte em uma peneira forrada com papel toalha e deixe na geladeira por 2 horas no mínimo. Lave as batatas, embrulhe no papel alumínio e asse no forno preaquecido a 220ºC até que as batatas fiquem bem macias. Retire do papel alumínio, faça um corte na transversal das batatas. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Recheie com o queijo branco e por cima coloque algumas colheradas de iogurte, temperado com o limão, sal, pimenta e azeite. Salpique a cebolinha e sirva em seguida.

Publicada em: 03/11/2017
Editada em: 17/09/2020

Produtos relacionados