Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comer sem glúten: Aprenda três receitas deliciosas sem a proteína vegetal!
Guia Culinário 20/05/2015

Comer sem glúten: Aprenda três receitas deliciosas sem a proteína vegetal!

É provável que você já tenha ouvido falar dos malefícios do glúten para o organismo. Sim, ele já ganhou fama de vilão e muitas dietas acabam restringindo o consumo desta proteína vegetal presente no trigo, no centeio, na aveia, na cevada e no malte. Na verdade, nem todos irão sofrer com reações químicas no intestino ao comer alimentos ricos em glúten. Mas é provável que se você sofre de intolerância a glúten– a chamada doença celíaca – ingerir esta proteína poderá causar transtornos ao sistema digestivo.

No geral, esta proteína vegetal deve sim ser consumida com moderação até por quem não sofre coma doença celíaca. Isso pelo fato de que o glúten está contido em alimentos que, geralmente, possuem muitas calorias. As opções ricas em glúten são muito energéticas, como pães, biscoitos, bolos e massas, e essa energia se armazena no corpo em forma de gordura. Um consumo exagerado desses alimentos pode levar ao aumento de peso, a obesidade, e, posteriormente, ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

A doença celíaca, por sua vez – que atinge apenas 1% da população – pode trazer alguns sintomas graves. O consumo de glúten, nestes casos, pode gerar diarreia crônica, desconforto abdominal, fadiga e aftas bucais. A restrição de glúten, porém, deverá ser feita de forma criteriosa quando há o diagnóstico médico – e este pode durar meses até que seja confirmado.

“Quando o glúten precisa ser eliminado da dieta, precisamos lançar mão de substitutos”, conta a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila, dando dicas do que pode ser usado no lugar dos alimentos mais comuns.

Aprenda três receitas livres de glúten!

É possível alimentar-se bem diminuindo a quantidade de glúten no organismo. Confira estas receitas que separamos para deixar sua rotina mais saudável e saborosa.

Guacamole com chips de mandioquinha!

Típico da culinária mexicana, o guacamole tem um sabor único e que conquista a todos! Feito à base de abacate, superalimento rico em diferentes nutrientes, incluindo as vitaminas A, B, C, K, e E, esse molho pode acompanhar diversos pratos, principalmente com frango.

Arroz integral com quinua, shitake e legumes orgânicos!

Se tem uma coisa que não pode faltar na dieta dos brasileiros é o arroz. Essa receita leva a tradição e a sofisticação em um só prato. Uma boa dica é servir a iguaria com carne assada ou com bacalhau.

Panini saudável

Ideal para dietas vegetarianas, o panini saudável, como o próprio nome diz, traz, além de muito sabor, ainda mais bem-estar e qualidade de vida ao seu dia a dia. Sem glúten, lactose, e com zero teor de colesterol, o prato é uma excelente opção de entrada, para pessoas celíacas ou intolerantes às substâncias derivadas do leite.

Como substituir o glúten na alimentação?

Macarrão feito de: milho, arroz, quinua ou fécula de mandioca;

Bolacha ou torrada feitos de: fécula de batata, farinha de arroz, amido de milho, farinha de soja;

Pão pode ser feito de: fécula de batata, farinha de arroz, amido de milho, farinha de soja, batata doce, mandioca, mandioquinha, inhame ou cará

Farinhas feitas à base de: milho, milhete, castanhas, amaranto, araruta, amido de batata, feijão, trigo sarraceno (ruibarbo), quinua, arroz, soja ou tapioca;

Produtos relacionados