Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Intolerância a glúten? Alternativas para uma alimentação saudável
Guia Culinário 30/12/2014

Intolerância a glúten? Alternativas para uma alimentação saudável

O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, no centeio, na aveia, na cevada. Muitas vezes encontrado em receitas tradicionais de bolos, pães, biscoitos, tortas, massas, entre outras. No organismo de pessoas sensíveis, a ingestão desse nutriente pode provocar reações como alergias, diarreia, constipação, inflamação intestinal, flatulência, fadiga, dermatites e inchaço na região intestinal.

O principal sintoma da intolerância ao glúten é a diarreia crônica, que pode acabar durando mais de três ou quatro semanas. Aftas bucais e desconforto abdominal são outros sintomas causados por essa sensibilidade. O diagnóstico, porém, pode durar meses, já que é feito pela análise da presença de anticorpos específicos, dieta isenta de glúten e biópsia intestinal.

A nutricionista funcional Mariana Duro afirma que mesmo indivíduos que não apresentam essa doença podem ter uma hipersensibilidade ao glúten, devido à má digestão dessa proteína. “Bactérias e fungos que vivem no intestino consomem os alimentos fermentados, fontes de glúten, para obter energia e se multiplicar, causando problemas intestinais e inflamações, que levam às microfissuras na parede do intestino e aumento da permeabilidade intestinal”.

O organismo, na tentativa de conter isso, libera diversas substâncias pró-inflamatórias, que geram manifestações físicas, mentais e emocionais não desejáveis, como ganho de peso, retenção hídrica, celulite, irritabilidade, dores articulares, enxaqueca, entre outros. Ao contrário da letargia ocasional que pode ocorrer ao longo do tempo, as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten tendem a ficar completamente esgotadas após as refeições simples. Se você acha que pode estar sofrendo com estes sintomas, faça um teste, fique pelo menos uma semana sem consumir glúten, e observe os sinais do seu corpo.

Confira alguns substitutos do glúten para o café da manhã e o almoço!

• Quinoa em flocos – 1 colher (sopa) – 50 Kcal

• Amaranto em grãos – 1 colher (sopa) – 55 Kcal

• Polenta cozida – 1 colher (sopa) – 90 Kcal

• Arroz integral cozido – 1 colher (sopa) – 45 Kcal

• Batata cozida – 1 unidade média (140gr) – 71 Kcal

• Cará cozido – 1 unidade pequena (50gr) – 60 Kcal

Mandioca cozida – 1 pedaço médio (50gr) – 57 Kcal

• Cuscuz de milho – 1 pedaço médio (130gr) – 257 Kcal