Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Carambola: 7 benefícios da saborosa fruta cítrica para a saúde
Taeq Descomplica 23/08/2017

Carambola: 7 benefícios da saborosa fruta cítrica para a saúde

Dona de uma cor amarelada vibrante, forte e bem peculiar, a carambola está em alta nesse período do ano. A fruta, suculenta e muito nutritiva, além de fazer parte da safra de alimentos do mês de agosto, é cheia de possibilidades de consumo, tanto em bebidas, como sucos integrais, quanto em pratos doces ou saladas. Conheça mais sobre essa fruta cítrica, descubra seus benefícios e veja as mais diversas maneiras de incluir esse alimento no seu dia a dia.

Também conhecida como “star fruit” (“fruta estrela”, traduzido em português) devido ao seu formato, principalmente quando cortada, a carambola é um ingrediente perfeito para compor uma alimentação saudável. Com sabor doce, mas também um pouco ácido, ela possui pouquíssimas calorias e é extremamente versátil, podendo ser consumida em sua forma natural ou em diferentes preparações, como explica a nutricionista Daniella Chein:

“Rica em vitamina C, a carambola é uma fruta com função antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres presentes nas células. Ela possui muitos minerais, como potássio, que ajuda nas funções musculares, combatendo o estresse oxidativo das células e membranas. Fica ótima como suco, como pedras de gelo para acrescentar nas bebidas, ou em geleias e doces em geral”, explica a profissional.

7 benefícios da carambola para a saúde

1 – Previne gripes e resfriados: A carambola é uma fruta rica em vitamina C, substância responsável por diminuir as infecções no organismo e combater as mais variadas enfermidades. Nessa época do ano, em que as temperaturas estão mais baixas, é comum o aparecimento de resfriados devido a baixa imunidade, sendo assim, a carambola pode ajudar a deixar o corpo saudável, fortalecendo o sistema imunológico.

2 – Favorece o funcionamento intestinal: Rica em fibras alimentares, a carambola faz com que o intestino funcione corretamente, prevenindo a constipação, prisão de ventre e outras complicações. Além disso, essa substância também melhora o processo digestivo dos alimentos.

3 – Promove a hidratação: A carambola possui um alto teor de água em sua composição, logo o seu consumo ajuda a hidratar a pele e o organismo, evitando ressecamentos e contribuindo com a quantidade de líquidos que deve ser ingerida diariamente.

4 – Contribui para um emagrecimento saudável: Para quem deseja perder alguns quilinhos e alcançar o corpo dos sonhos, a carambola pode contribuir. A fruta possui pouquíssimas calorias, baixo teor de gordura, fibras e muita água em sua composição, fazendo com que o seu consumo proporcione saciedade, sem aumentar o número de calorias no corpo.

5 – Mantém o coração forte e sadio: Por ser rica em fibras, pobre em colesterol, o consumo da fruta é associado ao bem-estar do coração, já que ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Além disso, também é possível encontrar o potássio na composição da carambola, mineral responsável por regular a pressão arterial e controlar os níveis de colesterol.

6 – Garante uma pele bonita e jovem: Os agentes antioxidantes presentes na carambola, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, retardando o aparecimento de rugas e marcas de expressões. Já para as pessoas que têm problema com acne, a carambola também ajuda no controle dos cravos e espinhas.

7 – Diminui o inchaço do corpo: Para quem tem problemas com a retenção de líquido ou aquela sensação de inchaço, mesmo sem ter passado dos limites na hora da refeição, a carambola é uma fruta diurética que promove a produção da urina.

Coma, mas sem exageros: Qual são as recomendações de consumo da carambola?

Mesmo sendo rica em diversos nutrientes e trazendo tantos benefícios, pessoas possuem insuficiência renal devem consultar um nutricionista antes de incluir a carambola no plano alimentar. A fruta possui ácido oxálico, uma toxina que pode agravar o quadro desse grupo de pessoas, já que é uma substância que não é eliminada pelo organismo de pacientes com problemas renais.

Veja mais