Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutas cítricas: Invista numa dieta para combater os radicais livres!
Guia Culinário 06/04/2015

Frutas cítricas: Invista numa dieta para combater os radicais livres!

As frutas cítricas são muito valorizadas como parte de uma dieta nutritiva e saborosa, elas têm propriedades capazes de reduzir a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo, além de aumentarem a sensação de saciedade. O sabor cítrico delas é apreciado por todas as partes do mundo. Mas essa preferência não é só pelo gosto versátil e delicioso que elas possuem.

Cada vez mais é evidente os benefícios que elas trazem para a saúde, incluindo a atuação contra os radicais livres – que levam ao envelhecimento precoce, e o poder que elas têm de fortalecer o sistema imunológico do corpo. Com propriedades funcionais, elas combatem inflamações e ajudam a formar novos tecidos saudáveis. Uma porção de fruta cítrica contêm flavonoides, que protegem as paredes dos vasos sanguíneos e combatem o processo inflamatório do corpo.

Esse fortalecimento do sistema imunológico se dá por parte da grande quantidade de vitamina C presente nessas frutas – não é coincidência que elas são conhecidas de serem fonte dsse micronutriente. Segundo a nutricionista esportiva Mariana Morales, é preciso entender que a vitamina C não previne a gripe. “A vitamina C atua no sistema imune fortalecendo a defesa do organismo e criando mais resistência à infecções, como reduzir os sintomas e duração de gripes e resfriados se forem presentes”, explica”.

A vitamina C ainda pode ser considerada um potente antioxidante. Esse poder antioxidante age como um protetor celular contra os efeitos dos radicais livres – espécies formadas naturalmente no organismo, que geralmente ficam mais acentuadas em situações de estresse metabólico excessivo, como o fumo, poluição, luz solar – prevenindo dados e o envelhecimento de célular sadias. A nutricionista ainda ressaltou outro ponto importante: a absorção de ferro. O ferro presente em alimentos de origem vegetal, como a lentilha e o feijão, pode ter sua absorção facilitada quando são consumidos em uma mesma refeição que as frutas cítricas.

A especialista diz ainda que é necessário a ingestão diária de vitamina C já que está não é produzida e nem armazenada pelo organismo. “A melhor maneira de consumir as frutas cítricas (por exemplo, laranja, limão, acerola, kiwi, tangerina) é ao natural, já que fatores como oxigênio, luz e temperatura podem interferir a estabilidade da vitamina”, ressalta.

Veja uma lista de frutas ricas em Vitamina C

Acerola: riquíssima em vitamina C, que tem efeito anti-inflamatório e protege o corpo.

Tangerina: fonte de magnésio, que participa da formação óssea, ela também é rica em vitaminas A e C.

Romã: o vermelho característico da fruta é resultado do licopeno, poderoso para melhorar o humor, assim como o tomate.

Ameixa: poderosa fonte de vitamina A , vitamina B2, potássio e fibras.

Jabuticaba: é repleta de vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Além de todos os benefícios ela é pouco calórica (100g da fruta têm apenas 45 calorias).

Caju: grande aliado para fortalecer o sistema imunológico porque é rico em selênio e compostos fenólicos.

Abacaxi: rico em fibras, ele é levemente diurético (ajuda a eliminar líquidos) e contém bromelina, enzima que ajuda a quebrar as proteínas.

Produtos relacionados