10 alimentos que ajudam a desinchar o corpo

Quem nunca sentiu aquela sensação de inchaço pelo corpo? Esse desconforto é bastante comum, podendo ocorrer por diversos motivos, sendo alguns deles a constipação, ou seja, intestino preguiçoso e retenção de líquidos, que é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo.

A Dra. Mariana Morales, nutricionista especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela USP, aponta algumas causas do inchaço: "Falta de atividade física, ficar muito tempo sentado, consumo excessivo de alimentos industrializados ricos em sódio e excesso de sal nas refeições. As alterações hormonais durante a tensão pré menstrual e nas gravidas, são causas muito comuns para o acúmulo de água e, consequentemente, a sensação de inchaço", ressalta.

Segundo a nutricionista, simples atitudes podem reverter o quadro: "Alimentação equilibrada, a prática de atividade física regular e uma boa hidratação podem resolver esse desconforto. No entanto, como as causas podem ser diversas, procurar um profissional de saúde também é importante", explica a profissional, que também indica uma série de alimentos que podem prevenir o inchaço no corpo e ajudar a liberação do líquido no organismo.

Previna-se do inchaço corporal!

• Água: Manter-se bem hidratado é essencial . Ao contrário do que se pensa, quando o corpo está inchado, é importante hidratá-lo para estimular a ação diurética.

• Abacaxi: A fruta tem a enzima bromelina, que pode facilitar a digestão, evitando o inchaço.

• Chá Verde: A bebida é rica em cafeína e catequinas, substâncias que supostamente aumentam o gasto energético, contudo, esses resultados são mais demonstrados em apenas algumas populações. Não espere milagres, mas se você gosta de chá verde, aposte nos naturais.

• Chá de Hibisco e Cavalinha: As ervas facilitam a digestão e podem desinchar por terem efeito diurético. Assim como o chá verde, a dica é consumir os naturais, para aumentar a chance dos efeitos benéficos.

• Farelo de aveia: O alimento contém betaglucana, fibra solúvel que contribui para o controle de taxas de colesterol e açúcar no sangue. As fibras também contribuem com o aumento da saciedade e, associadas a uma ingestão adequada de líquidos, auxiliam no funcionamento intestinal, evitando que a barriga fique dilatada e dolorida.

• Iogurte natural: Ele tem culturas ativas, por exemplo probióticos, que aumentam o número de bactérias benéficas no intestino, ajudando na digestão e reduzindo a sensação desconfortável de inchaço. O ideal é optar por iogurtes sem adição de açúcar.

Água de coco: Ela é um isotônico e também diurético natural, já que apresenta carboidratos e minerais. Além disso, é uma bebida de baixo valor calórico. Direto da fruta é a melhor opção por não ter adição de açúcares e conservantes.

• Melancia e Melão: Além das fibras, estão entre as frutas com maior teor de água, por isso conhecidas por suas propriedades diuréticas. Limão, morango, laranja, tangerina são outras opções de frutas com boa quantidade de água em sua composição.

• Ameixa: É uma fruta considerada laxativa, pois estimula o funcionamento intestinal. As fibras insolúveis presentes contribuem com o trânsito intestinal. Já a pectina, fibra solúvel presente na casca, contribui para aumento da saciedade.

• Vegetais verde-escuros: Quem está sofrendo com retenção de líquido causada por excesso de sódio pode contar com a ajuda de hortaliças para aliviar o problema. Dê preferência aos vegetais verde-escuros que são ricos em magnésio e potássio.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos sem glúten, Alimentos sem lactose, Alimentos ricos em fibras, Alimentos ricos em proteínas, Vegetais, Legumes, Frutas, Alimentos orgânicos, Carboidratos

Últimas matérias