Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Canjica ou mungunzá: sobremesa feita com milho branco é opção para celíacos
Guia Culinário 28/06/2018

Canjica ou mungunzá: sobremesa feita com milho branco é opção para celíacos

Destaque nas festas juninas e opção quentinha para o inverno, a canjica, também conhecida como mungunzá, é uma sobremesa que, além de ser uma delícia, traz inúmeros benefícios para a saúde – se tiver ingredientes pouco calóricos, claro! Feita a partir de milho branco e disponível nas versões branca ou amarela, ela é rica em vários nutrientes importantes para o organismo – como proteínas, ácido fólico, vitaminas do complexo B e carboidratos, por exemplo. Ainda não pensava nesse prato saboroso como uma opção boa para a saúde? Conheça todas as vantagens que vêm junto com ele para entender por que passar a consumi-lo:

Canjica auxilia a boa digestão por ter fibras

Como a canjica é um alimento rico em fibras, uma de suas maiores vantagens é a de ajudar o organismo a ter uma melhor digestão. O que acontece é que, por acelerar o processo digestivo, ela evita a desagradável prisão de ventre e ainda deixa o corpo satisfeito mais rapidamente – o que é ótimo para quem não quer exagerar na quantidade de sobremesa e pretende emagrecer.

Além disso, a presença da fibra também traz vantagens para os diabéticos por contribuir para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Mas, nesse caso, é preciso ficar atento aos ingredientes utilizados na receita para fugir daqueles que podem aumentar a glicose, assim como é necessário substituir o açúcar pelo adoçante.

Alimento é rico em vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B se destacam entre as demais por fornecerem mais energia para o organismo e contribuírem até para a saúde mental. Além de serem produzidas pela nossa flora intestinal, nós as conseguimos através de alguns alimentos, e dentre eles temos justamente a canjica. Assim como as fibras, elas contribuem para um bom funcionamento do organismo, mas não para por aí. Também ajudam a aliviar dores de cabeça, inflamações na boca e na língua, alergias, cansaço e problemas ligados à depressão.

Canjica também é fonte de proteínas para o corpo

Outra vantagem da canjica é o fato de ela fazer parte do grupo de alimentos que funcionam como fonte de proteína. Dentre os benefícios desse nutriente está a reparação dos tecidos e produção de substâncias importantes para o funcionamento do corpo – como hormônios, enzimas e anticorpos. Além disso, as proteínas ainda são responsáveis pelo transporte de oxigênio e ferro no sangue.

Prato está liberado para os celíacos por ser livre de glúten

A doença celíaca – que atinge, em média, 1 a cada 250 brasileiros – é uma intolerância ao glúten que pode causar inflamação grave no intestino e prejudicar a absorção de nutrientes. Por isso, dentre os principais cuidados que devem ser tomados pelos celíacos, está o de seguir uma dieta regrada e livre desse componente. A canjica aparece como uma boa opção de sobremesa para esses casos por não conter glúten em sua composição.

É aliada na prevenção de problemas cardiovasculares

Para quem gosta de seguir uma dieta que ajuda a prevenir problemas do coração, esse é mais um motivo para apostar nessa sobremesa feita a partir do milho branco. É que a gordura presente na composição da canjica aumenta o colesterol bom (HDL) ao mesmo tempo que ajuda a diminuir o ruim (LDL) – o que faz com que as chances de lidar com problemas ligados ao coração sejam bem reduzidas.

Funciona como fonte de energia por ser rica em carboidratos

Por contar com carboidratos entre seus componentes, a canjica também se destaca por ser fonte de energia para o corpo – função que fica ainda mais forte graças à presença da proteína. Além disso, assim como ocorre com as fibras, esse nutriente também ajuda a evitar a fome excessiva por promover saciedade, evitando a compulsão alimentar.

Produtos relacionados