7 alimentos para baixar o colesterol ruim e aumentar o bom

Uma dieta balanceada pode ser a solução para muitos problemas de saúde e defesa do organismo. E quando se fala de colesterol alto, isso não é diferente. O colesterol nada mais é do que uma substância gordurosa que é encontrada naturalmente no corpo. Ele tem um papel essencial para manter um bom funcionamento de todas as células. Porém, o excesso dessa gordura é altamente perigoso para o corpo.

As doenças cardiovasculares são um exemplo disso. O colesterol ruim (LDL) deve ser mantido sempre menor do que o bom (HDL). Isso porque o ruim se deposita nas artérias, causando o entupimento delas - diminuindo o fluxo de sangue para órgãos importantes como, por exemplo, o coração. Enquanto isso, o bom colesterol retira o mau colesterol das artérias, tendo a função de levá-lo para o fígado onde será eliminado.

Para evitar que esses ricos se apresentem, o ideal é manter os padrões de uma alimentação saudável - que seja pobre em açúcar e gorduras - aliado à prática regular de exercícios físicos. Assim, a rotina de vida sedentária precisa ser esquecida para manter o corpo são. Mas, segundo a nutricionista Dafne Oliveira, existem alguns alimentos que, ao serem incluídos na dieta, podem dar uma forcinha para que os níveis de colesterol fiquem bons.

7 alimentos que reduzem o colesterol ruim e elevam o colesterol bom!

Peixes (como sardinha e arenque): ricos em ômega 3, uma gordura poliinsaturada que ajuda a abaixar o colesterol ruim e os triglicerídeos, aumentando também os niveis de colesterol bom.

Oleaginosas (como amêndoas, castanhas e nozes): esses alimentos possuem gorduras mono e poliinsaturadas, além de fornecerem vitaminas e minerais antioxidantes como a vitamina E, o selênio, o magnésio e o zinco. A presença desses nutrientes ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim.

Semente de abóbora: a abóbora já é uma hortaliça que oferece muitos nutrientes ao organismo, e a sua semente também ajuda na busca de uma vida saudável. Essas sementes são ricas em gorduras monoinsaturadas e beta-sitosterol, que ajudam a aumentar o colesterol bom e, consequentemente, reduz o mau.

Abacate: essa deliciosa fruta também é rica em gorduras monoinsaturadas e beta-sitosterol, que ajudam a regular os níveis de colesterol.

Linhaça e chia: além de serem fontes vegetais de ômega 3, que ajudam com o colesterol, esses alimentos também são ótimas fontes de fibras, que reduzem a absorção de gordura e colesterol.

Azeite de oliva extravirgem: esse popular tempero entre os brasileiros é uma ótima maneira de reduzir o colesterol ruim pois é rico em ômega 9, uma gordura monoinsaturada que reduz os níveis de colesterol LDL.

Alho: este é outro que é muito usado como tempero na culinária brasileira e que pode ajudar a reduzir tanto os níveis de colesterol ruim e de triglicerídes pois possui uma substância chamada de alicina.

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