Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça alimentos indicados para diabéticos que ajudam na produção de insulina
Guia Culinário 25/06/2018

Conheça alimentos indicados para diabéticos que ajudam na produção de insulina

A diabetes é uma doença crônica que, segundo a Organização Mundial de Saúde, afeta cerca de 347 milhões de pessoas pelo mundo. Seja por fatores genéticos ou resultado de uma má alimentação, ela é causada pela falta ou baixa produção de insulina no pâncreas – fator responsável pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue.

No entanto, ainda que não tenha cura, a boa notícia é que é possível ter uma vida equilibrada se forem tomados os cuidados necessários. Um dos mais importantes, como todo mundo que conhece um pouco da doença já sabe, é evitar o açúcar, mas não para por aí: alguns alimentos também não podem ficar de fora da dieta dos diabéticos por aumentarem a produção de insulina. Saiba mais sobre o assunto!

Carboidratos integrais ajudam a regular a glicose

Ricos em nutrientes e fibras que ajudam a controlar o nível de glicemia no sangue, os carboidratos integrais – como arroz, pão e cereais – estão entre os alimentos indispensáveis para aumentar o nível de insulina. Isso ocorre porque eles têm cromo, um ingrediente que ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e a regular o apetite para controlar a compulsão por doces.

Amêndoas têm baixo índice glicêmico e efeito antioxidante

Só pelo baixo índice glicêmico, as amêndoas já mostram que trazem benefícios para os diabéticos. Mas não é só isso: elas também são indicadas para essa dieta por ajudarem a regular os níveis de glicose, serem fontes “de gorduras boas”, aumentarem a sensibilidade à insulina e ainda contarem com efeito antioxidante – o que é ótimo para os ossos, que podem ser diretamente afetados pela diabetes.

Linhaça melhora a sensibilidade à insulina

Um dos maiores empecilhos no tratamento da diabetes é a resistência à insulina. Mas você sabia que a linhaça pode ser uma boa aliada na resolução desse problema? Por já conhecerem seu potencial para diminuir a quantidade de açúcar no sangue, pesquisadores fizeram o teste com a planta e perceberam uma melhora significativa no nível de glicose dos diabéticos – o que creditaram ao alto poder antioxidante do alimento. Isso sem falar que, de uma forma geral, a linhaça melhora a sensibilidade à insulina.

Canela triplica a eficácia da insulina

Além de diminuir a quantidade de açúcar no sangue, a canela também aumenta a sensibilidade à insulina e favorece o transporte de glicose nas células. Isso ocorre porque a especiaria tem propriedades que fazem com que as células de gordura respondam melhor à insulina, como a glutationa, que é antioxidante, e o flavonóide (composto químico aromático) MHCP.

Folhas verdes também ajudam na dieta pela presença do magnésio

Folhas verdes, como couve, alface e chicória, também são indicados para tratar e prevenir a diabetes. Isso ocorre graças às suas funções antioxidantes e à presença do magnésio, mineral que tem efeito positivo no tratamento dessa doença por ajudar no processo de regulação das células e de insulina. Segundo uma pesquisa realizada pelo British Medical Journal, o consumo de meia porção extra de folhas verdes ainda ajuda a reduzir o risco da doença em 14%. Uma dica é tomar suco verde, que além de possuir efeito detox ainda conta com diferentes tipos de folhas em seu preparo.

Gérmen de trigo é benéfico no tratamento com insulina por ter fibras, vitamina E e manganês

O gérmen de trigo também é um importante ingrediente para a dieta dos diabéticos. O motivo? É que por ser rico em fibras e em vitamina E ele é importante para melhorar a sensibilidade à insulina, além de também ajudar na sua síntese por ter manganês. Para conseguir esses benefícios, a dica é consumir, pelo menos, uma colher de sopa de trigo diariamente.