Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Viva mais leve: 5 alimentos ricos em fibras para seu cardápio ficar completo
Guia Culinário 11/05/2015

Viva mais leve: 5 alimentos ricos em fibras para seu cardápio ficar completo

As fibras são conhecidas por trazerem muitos benefícios para o organismo, incluindo a melhora digestão do trânsito intestinal, o controle da glicemia e a redução dos níveis de colesterol. Mas para que o corpo tire proveito dessas vantagens, o consumo deve ser feito diariamente.

“As fibras devem estar presentes em todas as nossas refeições, pois são responsáveis pela nossa saciedade e formação do bolo fecal (facilitando a movimentação no nosso trato gastrointestinal)”, comenta a nutricionista funcional Mariana Duro.

A nutricionista, que é Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, falou que o consumo desse componente deve ser superior de 25g ao dia. “As fibras podem ser consumidas através do consumo de grãos integrais, linhaça, chia, aveia, frutas – principalmente com bagaço e casca – vegetais folhosos e grãos”.

Manter uma alimentação balanceada é o mais recomendado para garantir o trânsito intestinal, é preciso variar nos nutrientes. O consumo excessivo de fibras é contra indicado pois pode provocar perturbações intestinais, como gases e diarreias. Mariana ressaltou que isso pode acabar interferindo na absorção dos nutrientes essenciais de uma vida saudável, principalmente se não for acompanhada de uma hidratação adequada.

Confira os alimentos que são fontes de fibras!

Feijão: Muito popular na culinária brasileira, essa leguminosa é uma ótima fonte de fibras. O feijão ainda fornece vitamina B1, importante para o bom funcionamento dos nervos, dos músculos e do coração, e proteínas, nutrientes essenciais para a construção dos músculos. O feijão ainda é conhecido pelo sua grande quantidade de ferro e outros minerais.

Aveia: Esse alimento pode ser consumido em flocos, farelo ou farinha. Ela ajuda a controlar o colesterol no sangue, graças a sua quantidade de fibras, que controla também a glicose. A aveia ainda ajuda a manter a saúde cutânea por ser rica em silício – nutriente que contribui para a renovação dos tecidos e que tem ação antioxidante.

Chia: Rica em cálcio, a chia ajuda na manutenção da saúde óssea, evitando a osteoporose, e ajuda no controle da pressão arterial. Esse alimento ainda é fonte de ômega 3, a “gordura boa”, que pode ajudar a acelerar o metabolismo.

Maçã: Além de prevenir as doenças cardiovasculares, o consumo de maçã ajuda a combater o envelhecimento precoce. Essa fruta é fonte de nutriente antioxidantes, que combatem os radicais livres. O ideal é não tirar a casca antes de comer pois esta, junto com a polpa, fornece fibras para o organismo.

Couve: Essa hortaliça verde-escura está quase sempre presente nos sucos detox, ajudando a deixar o organismo livre de toxinas. Além disso, é rica em cálcio e vitamina B9, que auxilia na formação de células de defesa do organismo, ajudando assim a deixar o sistema imune mais forte!

Para a nutricionista, algumas das melhores maneiras de incluir as fibras na dieta são: colocar grãos e cereais, como chia e a aveia, em frutas ou iogurtes, consumir frutas com bagaços e cascas, evitar coar os sucos no momento do consumo e substituir alimentos refinados por integrais.