Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Brincadeira de criança: Veja 5 atividades da infância que beneficiam a saúde!
Movimente-se 18/09/2015

Brincadeira de criança: Veja 5 atividades da infância que beneficiam a saúde!

Imagina aliar saúde à diversão? Hoje em dia parece algo cada vez mais difícil de se fazer, então, por que não buscar na afetividade do passado os melhores momentos de prazer? Diversas brincadeiras da época de infância são ótimas opções para quem está procurando uma atividade física saudável e muito divertida ao ar livre.

Quem nunca brincou de bambolê, peteca ou, até mesmo, pular corda?A educadora física Tatiana Mello https://instagram.com/tatmello_personal/ explica que, por serem atividades lúdicas, a adesão a elas é grande mesmo após a fase infantil. Além disso, por possuírem características predominantemente aeróbias, elas aumentam o metabolismo dos praticantes, contribuindo para a redução do percentual de gordura corporal.

“O ideal é iniciar com calma, sem pressa de se atingir determinado nível de execução ou cobranças de resultados rápidos. Tudo ocorrerá naturalmente se a pessoa estiver gostando da atividade e a praticar com alguma assiduidade”, explica Tatiana, sugerindo convocar amigos e formar grupos para os exercícios nos finais de semana para manter o pique e a motivação.

“Todo mundo sabe que as atividades em grupo são ideais para auxiliar quem desanima rápido. Por contarem com times, lembrarem a infância e poderem ser realizadas em casa, no quintal ou em um parque ao ar livre, estas brincadeiras são uma alternativa para quem quer sair de vez do sedentarismo, mas de uma forma divertida e sem pressões”, destaca.

Vejam as brincadeiras saudáveis

Pular corda – Esta atividade tem se tornado mais popular por ter sido incorporada a atividades como o crossfit, por exemplo. Ela tonifica membros inferiores, aumenta a coordenação motora e o condicionamento cardiovascular, combate a osteoporose e trabalha glúteos, coxas e panturrilhas. Mas, atenção: é necessário ter em mente que pessoas com sobrepeso ou obesidade devem optar por outros exercícios, pois pular corda nestas condições pode afetar as articulações.

Bambolê – É mais uma modalidade que ficou conhecido por outras práticas esportivas, desta vez, no pilates. Por ter benefícios como alongamento da coluna e afinamento da cintura, o bambolê tem sido cada vez mais praticado por mulheres adultas. É uma atividade de baixa intensidade, o que significa que pode ser praticada por qualquer pessoa.

Peteca – Brincar de peteca melhora a coordenação motora e os reflexos e, por ser uma atividade em grupo, geralmente formada por times, é agradável e serve como excelente meio de descarga psicológica para tensões.

Queimado – A atividade também é dividida por times e exige muita coordenação motora e reflexos. Ela resulta em aumento da frequência cardíaca, o que é ótimo para quem quer emagrecer.

Pular elástico – Muito conhecida entre as meninas, a famosa brincadeira do elástico pode queimar até 400 calorias em 40 minutos de exercício. Como a pessoa que está pulando não pode deixar o elástico enrolar nos tornozelos, a prática exige muita habilidade e concentração. É ótima para tonificar e definir os músculos do glúteo, abdome e pernas, além de aumentar a força, agilidade, resistência e flexibilidade.