Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 Legumes que podem virar aperitivos nutritivos
Guia Culinário 09/01/2015

7 Legumes que podem virar aperitivos nutritivos

Na festa ou na reunião com os amigos não pode faltar aperitivos. Para que nenhuma comida seja desperdiçada, o ideal é preparar entradinhas leves e saudáveis. Nessas horas os legumes podem te ajudar a deixar tudo mais prático e delicioso. A nutricionista Adriana Kachani deu algumas dicas de aperitivos saudavéis e extremamente práticos, frizando também a importância de manusear os alimentos corretamente, confira!

Menu de petiscos saudáveis!

1. Barquinhos de pepino com iogurte: Para preparar essa receita basta cortar o pepino de forma a criar duas fatias compridas, retirar o miolo e colocar o iogurte por cima. Para dar um toque a mais nessa receita, pode-se adicionar um pouco de hortelã para dar um sabor refrescante.

2. Tomate cereja com mussarela de búfala e pesto de manjericão: Em um espetinho, coloque o tomate cereja e um pequeno pedaço de mussarela de búfala. Separadamente em uma cambuca, coloque o molho besto antes de molhar cada espeto. Para quem quiser algo mais prático, o molho pesto pode ser substituído por azeite e pimenta, que também fica delicioso com o espetinho.

3. Abobrinha grelhada, enrolada no queijo de cabra : A abobrinha deve ser fatiada em tiras bem finas antes de ser grelhada. Depois disso, é preciso acrescentar o queijo de cabra – sendo nessa situação, quanto mais pastoso melhor. Basta então fazer os rolinhos e está pronto.

4. Chips de tubérculos: Para esse aperitivo, é preciso usar um multiprocessador para fazer tiras bem finas dos tubérculos. Não existe regra de qual é o melhor para ser usado, depende do gosto de cada um. Seja mandioca, batata-doce ou até mesmo a batata inglesa. Para preparar, existe a possibilidade de fritar, mas o ideal é usar uma assadeira com sal e um fio de azeite para que não fique gorduroso.

5. Erva doce fatiada na cama de gelo: Esse aperitivo é o mais prático de se preparar. Em uma cambuca com gelo, coloque a erva doce fatiada por cima e está pronto. Sem trabalho nenhum e um sabor delicioso, além de ser refrescante e desintoxicante.

6. Pasta de berinjela com molho de tahine: Deve ser feito, nessa receita, um “purê” de berinjela antes de misturar ao molho tahine. Pode-se adicionar também azeite, mas deve haver uma preocupação com a quantidade já que o molho tahine já é bastante gorduroso. Depois disso, basta servir com torradinhas e o aperitivo está pronto.

7. Quadradinhos de abóbora: Uma receita prática e rica em nutrientes. A abóbora é rica em betacaroteno, sendo assim muito boa para a pele e os olhos. No preparo, deve-se cortar a abóbora em cubinhos antes de deixá-la pré-cozida. Depois coloque em uma forma junto com sal, alecrim e um fio de azeite.