10 alimentos que vão deixar a sua pele linda

Manter a alimentação saudável e balanceada pode fazer muito mais do que deixar seu corpo em forma. Os nutrientes presentes nos alimentos auxiliam o bom funcionamento do organismo de diversas maneiras. A beleza da pele também pode ser conquistada através desses alimentos benéficos para a saúde .

A nutricionista Dafne Oliveira deu ótimas dicas do que comer para conseguir uma pele linda.

1. Romã: contém ácido elágico, um potente antioxidante que atua na pele, diminuindo o envelhecimento cutâneo. Esse antioxidante também exerce um efeito protetor contra os raios UVA e UVV, inibe a ação dos melanócitos, reduzindo as manchas na pele. Além disso, ele atua na reparação da rede que forma a pele, minimizando a celulite.

2. Sardinha: fonte de Ômega-3, que atua como anti-inflamatório e participa da formação da membrana celular da epiderme, garantindo uma pele mais saudável e hidratada. Esse peixe também é rico em Coenzima Q10, um potente antioxidante que evita o envelhecimento cutâneo.

3. Prímula e borragem: essas duas são plantas cujos óleos são ricos em GLA, um tipo de Ômega-6. A presença desse favorece a reposição de ceramidas, que são substâncias que compõem a pele, garantindo assim uma melhor hidratação e uma menor perda de água da pele.

4. Aveia: fonte de Silício, sal mineral que atua nas vias de formação de colágeno, neutraliza radicais livres, o que previne o envelhecimento e otimiza a hidratação da pele. Esse cereal ainda é rico em betaglucanas, antioxidante que também ajuda na proteção contra o envelhecimento.

5. Acerola: fruta rica em vitamina C, atuando na formação do colágeno, o que garante uma pele mais firme e minimiza a celulite. Outro benefício da vitamina C é seu efeito antioxidante, que minimiza o envelhecimento da pele.

6. Alimentos de cor alaranjada (frutas e legumes): ricas em beta-caroteno, um precursor da vitamina A que tem efeito antioxidante, prevenindo o envelhecimento, controlando a oleosidade e garantindo a integridade da pele, além de modular genes de formação da queratina e do colágeno.

7. Gengibre: fonte de antioxidantes e vitaminas B3, B6 e C, que é importante para a manutenção do colágeno. Também fornece minerais como o Magnésio, o Zinco e o Selênio, que exercem função anti-inflamatória e atuam no combate do envelhecimento tecidual.

8. Frutas vermelhas (berries): são ricas em antocianicas e resveratrol, no caso da uva, que exercem um potente efeito antioxidante, minimizando o envelhecimento da pele.

9. Chá verde: essa bebida é rica em catequinas, um nutriente que tem um poderoso efeito anti-inflamatório e antioxidante. Isso faz com que o consumo desse chá minimize o envelhecimento e as celulites, além de garantir uma pele mais saudável.

10. Algas (Chlorella e Spirulina): estas fornecem potentes antioxidantes para o organismo que ajudam no combate do envelhecimento da pele, das acnes e da celulite.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em fibras, Bem-estar, Alimentos orgânicos, Frutas, Legumes, Vegetais

Últimas matérias